Quando o assunto é investir em desenvolvimento, nem sempre o recurso principal é o financeiro, até porque existem diversas formas gratuitas. Hoje, temos certeza, no universo do T&D, que o maior investimento em questão é o tempo. Ser prioridade é o aspecto que precisa de posicionamento antes mesmo do orçamento, seja pelo lado do profissional, seja das empregadoras. Vivemos o mundo VUCA, um mundo exponencial, com mudanças velozes e disruptivas. O lifelong learning, expressão que representa a dinâmica do aprender – desaprender – aprender constante e variadamente, durante toda vida, não é uma questão de escolha, é passaporte, para transitar sobre os aspectos cruciais: adaptabilidade e agilidade.
Para Indivíduo
Estimular a Criatividade
Criatividade é a combinação de uma mente atenta, inconformada e ampla. Quanto mais diversificamos e aprofundamos os conhecimentos, mais criamos conexões e, com isso, possibilidades.
Saber definir Prioridades
Tão importante quanto saber o que fazer é saber também o que não fazer.
Melhorar a Resolução de Problemas
Quando agregamos Criatividade e saber Priorizar a Atitude, vemos indivíduos capazes de
superar todas as dificuldades, que levam, inclusive, à inovação. Ter Crescimentos Pessoal e Profissional
O caminho do desenvolvimento sempre vai emparelhar com o do crescimento, o desenvolvimento contínuo qualifica, para aproveitar as oportunidades.
Atingir a Satisfação Pessoal
Como resultado de uma equação: aperfeiçoamento >> desempenham melhor as atividades >> melhorando, continuamente, osresultados >> crescem e prosperam >> adquirem mais valor no mercado, ou seja, atingem, com mais frequência, a satisfação pessoal.
Para Empregador
Aumentar a Produtividade
Fazer mais e melhor, com menos recursos e sem perder a qualidade é um insaciável desejo dos empregadores. Parte desse objetivo pode ser suportado pela tecnologia, mas sempre haverá interações humanas, assim, capacitar os funcionários, seja por incentivos, como tempo, ou apoio financeiro, seja por incentivos motivacionais, é questão de sobrevivência competitiva.
Fortalecer o Engajamento
Quando o funcionário percebe que, além da remuneração, ele também encontra, no ambiente, incentivos, para o desenvolvimento, por meio da reciprocidade, é mais que um funcionário, passa a ser um defensor da marca e dos objetivos da empresa.
Promover a Melhoria Contínua
Funcionário capacitado e engajado é o maior ativo da empresa, visto que está comprometido e inova, porque sente confiança que, quando a empresa melhora e cresce, ele cresce junto.
Encantar Clientes
A cara da empresa será a cara dos funcionários. Qual a cara que a empresa precisa ter? Incentive a capacitação, para que os funcionários tenham essa mesma cara. Lembre-se, não só os treinamentos técnicos, mas também, com igual importância, os comportamentais, os tecnológicos e os de gestão.
Impactar Positivamente a Sociedade
Todas as empresas podem incluir, dentro dos propósitos de valor, ir além do essencial, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor. Incentivar o aperfeiçoamento é acreditar no potencial humano, mas sabemos que a evolução nem sempre é uma escolha, muitas vezes, somos compelidos a mudar, como nas circunstâncias do Covid-19. Entretanto, podemos influenciar a forma como essa evolução vai acontecer, gerando humanos melhores, resilientes e felizes, ou vendo, cada vez mais, abismos sociais entre os que tiveram a sorte de ter acesso a capacitações, e os que não a tiveram.