Você sabia que o excesso de pressão no calcanhar pode desenvolvê-lo? O uso de Palmilhas Posturais pode ser a solução
O esporão de calcâneo é o crescimento excessivo e anormal de uma parte do osso do calcanhar, quando o ligamento do calcâneo fica calcificado e parece que formou um ossinho, devido a excesso de pressão. Nesses casos, deve-se retirar a pressão do calcanhar, e o uso de Palmilhas Posturais é muito importante para o tratamento, pois as palmilhas têm como principal função redistribuir as pressões de onde foi apresentada maior pressão para região de menos pressão.
O esporão de calcâneo em si não causar dor, mas sim o tecido em volta, o qual é machucado e provoca dor. O único sintoma é a dor na sola do pé, na região onde o osso se forma, que pode ser dor aguda ou crônica, em forma de pontada. A dor piora ao caminhar, correr ou saltar, por exemplo, desaparecendo depois de algum tempo em repouso.
O ortopedista ou o fisioterapeuta poderão desconfiar de que se trata de um esporão pelos sintomas característicos que a pessoa apresenta, mas o exame de raio-X é essencial, para observar a formação desse pequeno ossinho no calcanhar.
O tratamento com Palmilhas Posturais vem apresentando bons resultados, PREVENINDO, TRATANDO E/OU ALIVIANDO DORES provenientes das disfunções causadas pelas alterações dos pés. As Palmilhas têm como função reprogramar a tonicidade muscular, ou seja, melhorar a correção dos pés com a estimulação de alguns pontos específicos na planta do pé, através de peças específicas.
A consulta é composta por avaliação postural, fotografia, plantigrafia, podoscopia e pelo exame computadorizado da Baropodometria – aparelho que realiza exames, quantifica e compara as pressões desenvolvidas nos diferentes pontos da região plantar, tanto na posição estática em pé quanto na marcha, identificando o tipo de pisada. Também mensura a oscilação do corpo durante a posição ortostática (capacidade do corpo de se manter estável em uma dinâmica da tensão muscular em direção ao equilíbrio).