A estética dental aliada ao tratamento da dor orofacial

Um belo sorriso é o melhor cartão de visitas que existe, pois transmite alegria, confiança e ressalta a beleza. A busca pelo sorriso perfeito vem aumentando diariamente, muitas vezes, estimulada por atores, por cantores e por modelos que remodelaram seus sorrisos. Entretanto, não é só construir um belo sorriso que importa para algumas pessoas, pois o que tem grande relevância, em alguns casos, é a dor orofacial, o paciente quer ter um belo sorriso, mas também se livrar da dor que tanto incomoda e que, por vezes, pode levá–lo até a uma depressão. 

As queixas de dores temporomandibulares (DTM) aumentaram muito, durante a pandemia. O isolamento social e a insegurança pelo futuro têm tido reflexos na saúde. No consultório odontológico, por exemplo, uma das queixas tem sido a dor na musculatura e na articulação temporomandibular, aliada à dor de cabeça. Junto com ela, intercorrência de fraturas e de trincas dentárias.  

Segundo dados do Hospital Israelita A. Einstein, aproximadamente 2 milhões de pessoas sofrem de Disfunção Temporomandibular anualmente. 

A maioria delas são mulheres na terceira e na quarta década de vida, as quais podem sentir dores tão intensas a ponto de prejudicar atividades diárias, concentração, relacionamentos familiares, rendimento no trabalho, qualidade do sono, entre outros. É preciso estar alerta a essa condição, por essa razão conheça os principais sintomas das disfunções temporomandibulares, suas consequências e as possibilidades de controle. 

A Academia Americana de Dor Orofacial define Disfunção Temporomandibular como um conjunto de distúrbios que envolve os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular – que liga a mandíbula ao crânio e às estruturas associadas. O principal sintoma relatado pelos pacientes com DTM é a presença de dor, geralmente, localizada na face, ATM e/ou músculos mastigatórios, além de dores na cabeça e na orelha. Outros sintomas relatados são as manifestações otológicas, como zumbido, plenitude auricular e vertigem. Além disso, muitos pacientes com esse tipo de alteração podem queixar-se da presença de barulhos articulares ao movimentar a mandíbula, o que pode trazer constrangimentos, em algumas situações, assim como dificuldade ao abrir ou fechar a boca, irregularidade nos movimentos mandibulares, entre outros. 

 Com exceção de trauma direto, de bruxismo e de alterações de oclusão, a ATM tem grande relação com a postura corporal adotada pelo indivíduo, pois uma postura inadequada pode levar a uma disfunção da ATM. Outro grande fator contribuinte para o seu surgimento é a sua sobrecarga, que geralmente vem associada à má utilização da articulação, no cotidiano, por exemplo, em pessoas que costumam ranger os dentes de forma rotineira, principalmente, em situações de estresse, também em indivíduos que adotam a respiração bucal, mantendo a articulação em intenso uso, devido à abertura da boca. 

O processo da mastigação correta é importante para saúde geral e para prevenção de transtornos articulares na face (ATM), além de manter a harmonia dos contornos na prevenção de assimetrias, de rugas e de sulcos profundos na face! 

Os implantes dentários são uma das opções de tratamento em caso de perda de dentes, otimizando a mastigação e o bom funcionamento facial, digestivo e nutricional. 

Graças à evolução da odontologia, hoje, é possível fazer a reabilitação oral com mais precisão, através de uma equipe multiprofissional que envolve, muitas vezes, um fisioterapeuta, um profissional dentista especializado em bucomaxilofacial, um ortodontista e um dentista especializado em implantes dentais, para que seja possível devolver a mastigação completa ao paciente, sem desconforto. 

A função deve sempre ser a prioridade da Reabilitação oral e, assim, harmonia estética e qualidade de vida são as consequências do PLANEJAMENTO e do TRATAMENTO GLOBAL DA FACE!   

INGRID XIMENES
Odontologia
CRO/PB 4717

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?