Afinal, devo começar a realizar mamografia aos 40 ou 50 anos?

O câncer de mama é o câncer que mais acomete as mulheres no Brasil (excluídos os tumores de pele não melanoma). Neste cenário, a mamografia é o exame de prevenção mais importante, uma vez que comprovadamente é capaz de diminuir mortes por câncer de mama através do diagnóstico precoce, o qual possibilita chances de cura em torno de 95%. No entanto, muito ainda se discute sobre qual a idade ideal para se iniciar o rastreamento mamográfico da mulher de risco habitual (ou seja, pacientes de baixo risco). Seria 40 ou 50 anos?

Recentemente, um artigo publicado pelo Colégio Americano e pela Sociedade de Imaginologia Mamária reforça a idade de início da mamografia a partir dos 40 anos e de intervalo anual, recomendação esta já estabelecida pela Sociedade Brasileira de Mastologia. O rastreamento precoce e regular contribui para uma redução de até 40% da mortalidade e proporciona o diagnóstico de tumores em estágios iniciais e linfonodos negativos, permitindo melhores opções cirúrgicas e quimioterapia mais eficaz. Além disso, a triagem anual – comparada com os exames realizados a cada dois ou mais anos – diminui a incidência dos cânceres de intervalo, ou seja, os tumores detectados entre uma mamografia e outra.

O artigo ainda relata que atrasar o rastreamento até os 45 ou 50 anos de idade resultará em uma perda desnecessária de vidas para o câncer de mama. Além disso, o rastreamento deve continuar após os 74 anos, sem um limite máximo de idade, a menos que comorbidades graves limitem a expectativa de vida.

Outro fator a se considerar na escolha da idade de início da realização da mamografia são as possibilidades de reconvocação para exames de imagem adicionais, biópsia de lesões benignas e o risco de aumentar a ansiedade da paciente. Embora a necessidade de chamá-la novamente para realização de exames complementares e biópsia seja maior com exames mais frequentes, são ganhos anos de vida. Dessa forma, as mulheres que desejam maximizar os benefícios do rastreamento mamográfico escolherão realizá-lo anualmente a partir dos 40 anos e não interromperão o rastreamento prematuramente.

Dra. Rafaela Montenegro
Mastologista
CRM/PB 8126 | RQE 5333

Dra. Rossana Paiva
Mastologista
CRM/PB 7334 | RQE 4913

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?