Artroscopia de ATM

Como esta técnica minimamente invasiva utilizada no tratamento de desordens da ATM pode mudar a qualidade de vida do indivíduo.

Várias pessoas são obrigadas a conviver com dores e limitações mastigatórias que interferem gravemente na sua qualidade de vida, por simples medo. Medo de buscar atendimento especializado e este culminar em grandes tratamentos cirúrgicos, medo dos riscos ou de, simplesmente, se expor, já que a pandemia nos aprisionou em casa. O fato é que as desordens articulares da ATM podem ser, gravemente, limitantes pro paciente.

Mas o que é ATM?

Conceitualmente, a ATM é a abreviatura de “Articulação Temporomandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos de abertura, lateralidade e fechamento de boca. Estas articulações sofrem, ao longo do tempo, influência direta do posicionamento ósseo entre a maxila e a mandíbula, do alinhamento e posicionamento dentário (oclusão), da postura e dos hábitos parafuncionais. Estudos mais recentes associam o aumento significativo de casos de apertamento dental (Bruxismo) à época pandêmica. O ato de “apertar” os dentes é nocivo tanto para eles, em si, como para as ATMs. Quando as estruturas componentes deste sistema não estão bem (ou apenas uma delas não está), as disfunções articulares podem vir a surgir.

A disfunção é, portanto, a função executada de forma inadequada e o principal sinal dela na ATM é a dor. Além disso, ao abrir e fechar a boca, o paciente pode ouvir ou sentir o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. Outros sinais e sintomas também podem estar presentes, como zumbidos, desvios e limitações de abertura de boca. A ausência de dor não é sinal de normalidade, e o estalido, por si só, já traduz problemas articulares. Vários tratamentos conservadores são elencados na literatura para tratamento destas disfunções, com eficácias bem documentadas. No entanto, casos mais severos são sempre desafiadores e, por vezes, necessitam de abordagem cirúrgica no seu tratamento.

A artroscopia da ATM é uma técnica relativamente recente que é utilizada como método de diagnóstico e/ou tratamento das disfunções articulares. Considerada minimamente invasiva, a artroscopia é uma técnica de inspeção visual das estruturas internas de uma articulação. Em um conceito mais amplo, também possibilita ao cirurgião a realização de biópsia e outros procedimentos cirúrgicos realizados sobre o controle visual, apenas por punções de cânulas, sem cortes na pele. É uma técnica bem menos agressiva, gera bem menos riscos do que a cirurgia aberta (artrotomia) e permite um pós-operatório bem melhor com um retorno precoce à função, mesmo sendo realizada sob anestesia geral.

 As vantagens da artrospocia são: a inexistência de cicatriz, a visualização do campo operatório e menor tempo de internação, com melhor recuperação do paciente.

Dr. Jeová Clementino de Almeida Júnior
Cirurgião Bucomaxilofacial
CRO/PB 3560

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?