Bioestimuladores de colágeno: como eles podem melhorar a sua pele?

O colágeno é uma importante proteína produzida pelo nosso organismo, a qual possui diversas funções e compõe aproximadamente 30% de todo o nosso corpo. Ele está presente em nossos ossos, tendões, cartilagens, músculos, vasos sanguíneos, cabelos, unhas e em toda a nossa pele.  

Sendo um dos principais responsáveis pela sustentação e pela firmeza da pele, promove maior elasticidade, resistência e volume. Um dos seus principais inimigos são os radicais livres produzidos ao longo da vida, os quais aumentam a degradação das fibras de colágeno, levando ao aparecimento dos sinais do envelhecimento. Por isso, faz-se tão importante proteger a pele das radiações, através do uso diário e correto do protetor solar e da vitamina c, em sua rotina. 

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno em nosso corpo diminui e começamos a sentir os sinais do envelhecimento: rugas, cabelos mais finos e a flacidez facial são apenas algumas das consequências dessa redução em nosso organismo. Esses sinais têm levado muitas pessoas a buscar tratamentos que possam ajudá-las nesse processo. Assim, uma das opções mais em alta, para amenizar a perda de colágeno, no corpo, são os bioestimuladores de colágeno. 

Que são bioestimuladores? 

São substâncias injetáveis que estimulam a produção de células (fibroblastos) do próprio corpo na produção de colágeno. A grande vantagem é que essas substâncias são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo.  

Atualmente, entre os mais conhecidos, estão o ácido polilático, a hidroxapatita de cálcio e a policaprolactona. Você sabe como elas agem no seu organismo? 

– Ácido polilático (Sculptra®): permite a reestruturação da pele e dos tecidos subjacentes e, assim, combate à flacidez. Pode ser aplicado na face, no pescoço, no colo, nos braços, no abdômen, nas pernas e nos glúteos. Ocorre suavização dos danos aos tecidos, com melhora da espessura da pele e redefinição do contorno facial e corporal. 

– Hidroxapatita de cálcio (Radiesse®): a substância atua tanto como bioestimulador como preenchedor. É indicada para o preenchimento de áreas da face onde houve perda de estrutura, além de áreas corporais, como as mãos. Em outras regiões do corpo, é utilizada, para melhorar a qualidade da pele e reduzir a flacidez. 

– Policaprolactona (Ellansé®): é formado à base de água, com microesferas de policaprolactona, promove um preenchimento instantâneo e estimula a produção de colágeno. É extremamente versátil e indicado para tratamento de diversas regiões: testa; maçãs do rosto; queixo; têmporas; bigode chinês e mandíbula. 

Quanto tempo as aplicações de bioestimuladores duram? 

A durabilidade de uma série média de três aplicações de bioestimuladores é, aproximadamente, 12 meses de efeito, variando conforme cada paciente e seus hábitos de vida. A melhoria é notada ao longo dos meses, uma vez que o próprio organismo é estimulado a produzir colágeno, favorecendo o aspecto jovial da pele. 

IZABELLE GADELHA RODRIGUES DE LUCENA
Médica
CRM/PB 8448

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?