Eletroconvulsoterapia

A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um procedimento clínico que consiste em uma passagem de corrente elétrica pelas têmporas do paciente, constituindo-se como um dos procedimentos mais seguros feitos sob anestesia geral. Atualmente, é bastante utilizado devido a sua alta eficácia e velocidade de resposta para tratar transtornos de humor, tais como: depressão, depressão em idosos, depressão em grávidas, depressão refratária ao tratamento e status epilépticos. Dentre outras indicações, pode-se citar: esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, catatonia, síndrome neuroléptica maligna, entre outras.

A eletroconvulsoterapia salva vidas, pois os pacientes têm uma melhora significativa quando submetidos ao procedimento se comparados ao tratamento medicamentoso, com rapidez nas respostas clínicas e segurança na aplicação. Além disso, é importante ressaltar que não há contraindicações formais para o tratamento com ECT, a não ser pacientes que apresentem risco cirúrgico ASA V.

Há mais de dez anos realizamos esse serviço em ambiente hospitalar, proporcionando uma mudança significativa na evolução das doenças e salvando vidas. Pacientes com ideação suicida e tentativas de suicídio têm se beneficiado significativamente com o procedimento, que é realizado mundialmente há 83 anos e ainda continua sendo a primeira opção para esses casos.

Em nossa equipe contamos com dois psiquiatras e um anestesiologista com vasta experiência, além de uma equipe de enfermagem treinada para lidar com o paciente com respeito e humanização, contribuindo para seu imediato restabelecimento.

A forma de lidar com o transtorno mental e com seu padecente, compreendendo-o, acolhendo-o e tratando-o com respeito é o que faz a diferença na evolução do tratamento. Portanto, a eletroconvulsoterapia possui seu lugar de destaque, promovendo, cada vez mais, a volta do paciente à vida rotineira, aos seus familiares e ao seu trabalho, buscando reestruturar o indivíduo em todos os ciclos de sua vida.

A indicação segura de um procedimento longamente estudado, de eficácia comprovada e importância incontestável para os pacientes que padecem, principalmente, de depressão mostra, sobretudo, que precisamos buscar na tecnologia aliada à segurança um melhor desfecho para os nossos entes queridos. Para tanto, é preciso ter o conhecimento necessário,  experiência e vivência profissionais e um ambiente capacitado para o que propomos.

A eletroconvulsoterapia continuará sendo um modo claro, eficaz, incontestável e, cada vez mais, moderno de tratar os padecentes de transtornos mentais.

Dr. Alfredo Minervino
Psiquiatra
CRM/PB 4632 | RQE 3424

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?