A constipação intestinal é também conhecida por obstipação intestinal e, mais popularmente, como “intestino preso” e “prisão de ventre”. Constitui um problema frequente na população geral, acometendo ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo mais frequente nas mulheres. É caracterizada pela dificuldade constante ou eventual de eliminação das fezes (defecação), levando ao desconforto e a outros transtornos ao paciente. Trata-se de um sintoma e não de uma doença específica. Pode, no entanto, indicar alguma manifestação de doença que necessite de investigação para o diagnóstico.
Na maioria dos casos, a constipação intestinal não é provocada por um distúrbio de ordem física ou anatômica do trato intestinal. A causa mais comum é a difícil propulsão do bolo fecal no seu caminho em direção ao reto e ao canal anal e pode ser associada a vários fatores, como falta de exercício físico, ansiedade ou depressão. Neste caso, denomina-se constipação primária ou essencial, sendo responsável por 85% ou mais dos casos e provocada pela ingesta alimentar pobre em fibras, vegetais e líquidos.
Em outros casos, porém, a constipação pode ser um sintoma associado a doenças de gravidade variada. Em combinação com outras manifestações como perda de peso, inapetência, dor, cólicas, sangramento, anemia e associados a massa abdominal palpável podem ser entendidos como “sinais de alarme”, indicando a necessidade de uma adequada avaliação médica.
Assim, a avaliação de um coloproctologista é essencial. Na maioria dos casos, uma dieta adequada com fibras (20 a 30 g diários), junto à ingestão aumentada de água na rotina (2 a 3 litros por dia), podem resultar em melhora nas queixas. Na consulta com o especialista, alguns hábitos deletérios também são questionados, incluindo o uso incorreto de laxantes danosos à saúde. E mais do que isso, o especialista pode, por meio do exame proctológico e de exames complementares, como colonoscopia, tempo de trânsito colônico e manometria anorretal, excluir causas secundários de constipação e corrigir de maneira devida.
Constipação ou intestino preso tem tratamento. Caso possua esse sintoma, procure um coloproctologista: ele é o profissional mais indicado para verificar a causa desse incômodo e indicar o tratamento mais adequado.
Dr. Gabriel Garcia
Coloproctologista
Endoscopista Digestiva
CRM/PB 7878
RQE 5630 | 5632