QUALIDADE DE VIDA
A vida, sem dúvida, pode ser muito melhor sem o uso de óculos. Enxergar tudo em volta e sem nenhuma dificuldade é, certamente, o desejo de qualquer indivíduo acometido por alguma deficiência oftalmológica. No tratamento de catarata, por exemplo, o cristalino natural é removido e substituído por uma lente artificial conhecida como lente intraocular.
CIRURGIA DE CATARATA
A cirurgia deve ser realizada em centro cirúrgico, com anestesia local, através de uma incisão autoselante de poucos milímetros, dispensando a necessidade de pontos e tornando a recuperação mais rápida. Nos casos habituais, a cirurgia demora cerca de 20 minutos. Casos mais complexos ou quando a catarata está muito avançada podem levar um tempo maior. Faz-se a operação em um olho de cada vez. O segundo olho pode ser submetido a cirurgia alguns dias após o primeiro.
LENTE INTRAOCULAR
São chamadas de lentes intraoculares as próteses utilizadas para corrigir os problemas refrativos associados à doença. As Lentes Intraoculares Premium, são lentes asféricas, tóricas e multifocais. O mercado vem buscando o aprimoramento das diferentes soluções e, atualmente, há lentes com clareza inigualável e redução de reflexos. Há também lentes intraoculares com design capaz de diminuir complicações comuns, como a opacificação da cápsula posterior, que pode tornar a visão turva ou embaçada no longo prazo. Outra possibilidade é aproveitar a cirurgia de catarata para corrigir problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (a conhecida “vista cansada”).
Existem diversos tipos de lentes intraoculares, as monofocais são apropriadas para a grande maioria das cirurgias de catarata. Essas lentes têm somente um foco e o paciente escolhe se quer ter o foco para perto ou para longe. Ainda assim, existe a necessidade de uso dos óculos para a realização de atividades como leitura, costura ou uso de computador. As multifocais proporcionam a chance de uma vida sem óculos, já que elas possuem mais de um ponto focal. Em 90% dos casos o paciente não necessita do uso de óculos ou fica menos dependente deles. Porém, nem todos os indivíduos entram no perfil para usufruir deste recurso da lente intraocular multifocal. É importante ressaltar que o estilo de vida, a exigência visual e as condições prévias dos olhos do paciente são determinantes na escolha dessas lentes. A melhor lente intraocular é a indicada ao seu caso! Somente o médico especialista em catarata poderá, através de sua consulta médica e exames, indicar a melhor lente intraocular para seu caso.
ANA ELISABETH MELO
Oftalmologista
CRM/PB 8989 I RQE 5113