O acompanhamento da terapia ocupacional com base no conceito Neuroevolutivo Bobath é utilizado por profissionais da saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais. O tratamento com crianças deve ser acompanhado pela equipe multi e cada uma delas desempenha um trabalho específico relacionado com sua respectiva área de atuação.
No que diz respeito e atuação da terapia ocupacional (TO) com crianças com disfunções motoras, deficiências e limitações funcionais de crianças com disfunções neurológicas, primordialmente em crianças com paralisia cerebral (PC), caminha no sentido de considerar o paciente com todos os seus sistemas envolvidos e objetiva a melhora da qualidade do movimento funcional da criança. Bem como investe em processos de aprendizagem, controle motor e na resolução de problemas de participação da criança, considerando a importância de sua interação em todos os contextos, por exemplo casa e escola.
Famílias que tenham uma criança que apresente disfunções da postura e do movimento, que levam a limitações em suas atividades funcionais, devem buscar o acompanhamento do terapeuta ocupacional, que intervém buscando engajar essas crianças em atividades significativas e importantes para elas, com a finalidade do retorno à independência, à autonomia e à participação social.
Para o terapeuta ocupacional, interessa o desempenho do ser humano em suas funções e ações do cotidiano e, dito isso, utilizamos como ferramenta de trabalho as atividades específicas para atingir objetivos específicos, principalmente na função dos membros superiores.
A intervenção acontece de forma planejada e desenvolve um leque de atividades, as quais preparam os componentes de movimentos funcionais, visuais, perceptivos, sensoriais e cognitivos para a realização de tarefas funcionais e do cotidiano da criança, inclusive produzindo recursos e adaptações de materiais para potencializar os aspectos funcionais do paciente.
Por meio de uma análise detalhada da atividade, o terapeuta ocupacional decide quanto a sua aplicabilidade e eficácia para que os objetivos funcionais sejam atingidos abrangendo todos os sistemas envolvidos. Além disso, direcionamos o trabalho no sentido de desenvolver a área motora global e específica, visomotora, sensorial, perceptiva e cognitiva, bem como especificamente atuar no treinamento das atividades da vida diária e de vida prática do paciente.
A intervenção junto de crianças com Paralisia Cerebral (PC) é essencial, ao mesmo tempo que seja crucial que a terapia ocupacional intervenha junto com a equipe multidisciplinar, pois profissionais habilitados e com um vasto conhecimento dessa condição proporcionarão um acompanhamento eficaz para o desenvolvimento da funcionalidade, das capacidades e das competências que a criança precisa para ter uma melhor qualidade de vida.
Dra. Bruna Miranda
Terapeuta Ocupacional Pediátrica
CREFITO 15660 – TO