A pandemia do novo coronavírus ainda não mostra um caminho claro para o seu final. Por isso é uma preocupação e um assunto constante em nosso país. Embora haja profundas preocupações em relação aos seus impactos econômicos, sociais e sanitários, o momento também abre margem para a inovação.
Durante a pandemia, a criação e a utilização de soluções tecnológicas foram aceleradas e ampliadas. Os aparatos tecnológicos são importantes aliados para auxiliar os profissionais de saúde a darem uma resposta rápida à propagação da covid-19, sendo fundamentais para salvar vidas.
Confira cinco tecnologias usadas no combate ao Sars-CoV-2:
- Impressão 3D:
Entusiastas da impressão 3D e até empresas estabelecidas no mercado estão usando a tecnologia para produzir com rapidez todo tipo de equipamentos necessários, como protetores faciais e ventiladores mecânicos.
- Telemedicina:
A Telemedicina já era utilizada antes da crise sanitária mundial. Entretanto, o coronavírus forçou a difusão desta modalidade de atendimento. A prática, autorizada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina enquanto perdurar a situação de pandemia, pode aumentar a eficiência do atendimento médico, além de garantir mais distanciamento e reduzir a possibilidade de disseminação do Sars-CoV-2.
- Rastreamento da doença:
Ao rastrear o deslocamento de usuários de aparelhos celulares, as autoridades sanitárias podem calcular o percentual de pessoas circulando fora de casa em uma determinada cidade ou bairro. Isso permite conhecer os locais com possível maior risco de aglomerações e, portanto, alvos de ações que possam alertar os moradores através, por exemplo, da imprensa.
- Inteligência Artificial:
Um sistema baseado em IA está sendo utilizado para rastrear tomografias pulmonares e ajudar os médicos a priorizarem novos casos de covid-19 no Hospital Zhonghan, na China. A plataforma BarabasiLab está utilizando a tecnologia para encontrar candidatos viáveis para a realização de testes clínicos de medicamentos contra a enfermidade.
- Realidade virtual:
Com o grande número de profissionais de saúde expostos constantemente a situações clínicas graves e óbitos, muitos estão mais suscetíveis ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Diante disso, a Realidade Virtual vem se mostrando útil para auxiliar no tratamento do TEPT e tem sido utilizada para reduzir os sintomas do distúrbio psicológico. A Terapia de Exposição por Realidade Virtual, por exemplo, é uma alternativa àqueles que têm dificuldades na formação de imagens mentais, processo fundamental no tratamento, que costuma trazer excelentes resultados. Na questão do gerenciamento de dados, temos um grande exemplo de sistema informatizado: o MedicalSys, que facilita a organização de toda a empresa. Há pouco tempo o registro dos pacientes era feito com prontuário em papel, que eram compartilhados por muitas pessoas e circulavam em muitos ambientes, podendo espalhar partículas de material orgânico, sendo perigoso tanto para quem frequenta o consultório quanto para quem mora com o paciente, além de serem facilmente perdidos ou extraviados. A redução no contato com determinados objetos e materiais de trabalho é essencial para evitar a proliferação do vírus e o aumento dos casos. Sem falar na praticidade de um sistema que possui Agenda Eletrônica, Sala de Espera, Prontuário Eletrônico, Receituário, Atestados e Controle Financeiro, com suporte 24h, sete dias por semana, em que o médico possui acesso remoto e assistência onde quer que esteja. Facilitamos o trabalho dos profissionais da saúde, aplicando a tecnologia a serviço da praticidade, otimizando o gerenciamento no atendimento de pacientes.
Isa Nery Rocha
Gerente Comercial MedicalSys