Novidades na área atraem cada vez mais Pacientes ao Consultório Oftalmológico.
A plástica ocular, ou oculoplástica, é a subespecialidade da Oftalmologia que trata de problemas relacionados às pálpebras, cílios, supercílios, vias lacrimais e órbitas, compreendendo cirurgias restauradoras e estéticas. No Brasil, a oculoplástica começou a se firmar como subespecialidade na década de 1960, e vem evoluindo muito em tecnologia e procedimentos nos últimos anos.
Entre os problemas que o plástico ocular trata, estão casos funcionais, como crianças que nasceram com pálpebras caídas, ou mesmo idosos que passaram a senti-las pesadas; pessoas com pálpebras viradas para fora ou cílios virados para dentro, câncer de pele no entorno das pálpebras, doença ocular tireoidiana, blefarite, hordéolo, calázio, lacrimejamento e olho seco.
Além disso, o plástico ocular também trata casos relacionados à estética facial, realizando cirurgias de rejuvenescimento das pálpebras ou perioculares, envolvendo o supercílio e até mesmo as maçãs do rosto. Esse profissional é altamente qualificado para corrigir bolsas de gordura embaixo dos olhos e também retirar o excesso de pele das pálpebras, realizando ainda tratamentos não cirúrgicos, como a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento com ácido hialurônico, a terapia com laser de CO2 (que promove melhora das rugas, poros e textura da pele), bem como a radiofrequência uni ou bipolar, para melhora da flacidez palpebral.
O especialista em oculoplástica procura sempre priorizar o aspecto funcional das pálpebras. Antes da cirurgia, é realizada uma avaliação oftalmológica completa e, em pacientes com alterações do filme lacrimal ou do fechamento palpebral, são indicadas cirurgias mais conservadoras e cuidados especiais para preservação da integridade ocular. Para se tornar um plástico ocular, o profissional tem que passar por pelo menos 12 anos de formação acadêmica, incluindo 6 anos de graduação em Medicina, mais 3 anos de Residência Médica em Oftalmologia e, depois, outros 3 anos de treinamento e aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica Ocular. Ou seja, esse especialista tem uma formação muito ampla e profunda no cuidado clínico e cirúrgico da saúde ocular dos seus pacientes.
Dr. Braulio Gusmão
Oftalmologista
CRM/PB 6017 | RQE 4716