Respondendo Dúvidas Comuns Apresentadas em Consultório
O QUE É A TIREOIDE?
A tireoide é uma glândula endócrina (produtora de hormônio) que tem o formato semelhante a uma borboleta e localiza-se na região central e inferior do pescoço.
PARA QUE SERVE ESSA GLÂNDULA?
A tireoide produz hormônios que são secretados no sangue e transportados para todos os tecidos do corpo, ajudando o organismo a gastar energia, manter-se aquecido e manter órgãos, como coração, cérebro e músculos funcionando adequadamente.
O QUE CAUSA ESSE TIPO DE NÓDULO?
Não há uma causa determinada, mas sabemos que eles são bastante comuns e acometem, aproximadamente, metade da população adulta. A Tireoidite de Hashimoto e a deficiência de iodo podem aumentar o risco de nódulos na tireóide.
QUAIS OS SINTOMAS DOS NÓDULOS NA TIREOIDE?
Na maioria dos casos, os nódulos tireoideanos não causam sintomas e são descobertos acidentalmente no exame físico pelo médico ou em exames e imagens destinados a outros diagnósticos. Em casos onde os nódulos apresentam tamanho elevado, pode haver compressão no esôfago ou na traqueia, proporcionando dificuldade para respirar ou engolir.
O EXAME DE SANGUE QUE VERIFICA DOSAGEM DE HORMÔNIOS DA TIREOIDE ESTÁ NORMAL. MESMO ASSIM POSSO TER NÓDULOS OU CÂNCER DE TIREOIDE?
Sim. Raramente os nódulos de tireoide causam alteração na produção hormonal. Nódulos benignos e malignos podem estar presentes na glândula sem alterar sua função.
TER NÓDULO NA TIREOIDE SIGNIFICA TER CÂNCER NA TIREOIDE?
Não. Nem todo nódulo de tireoide é câncer. Felizmente 90% dos nódulos na tireoide são benignos.você deve consultar um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para avaliação do(s) seu(s) nódulos(s).
QUAIS EXAMES DETECTAM ESSE TIPO DE PROBLEMA?
Os nódulos podem ser detectados no exame físico pelo médico. Um excelente exame complementar para avaliação dos nódulos é a ultrassonografia. Ela nos informa características que podem determinar nódulos suspeitos. Em alguns nódulos, por indicação médica, pode haver a necessidade de realizar-se punção aspirativa por agulha fina, uma espécie de biópsia onde são coletadas células para serem avaliadas pelo patologista em busca de células que indiquem câncer.
Dra. Lívia Monteiro Lyra
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
CRM/PB 8686 | RQE 5921
Dra. Lorena Sousa Oliveira
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
CRM/PB 7551 | RQE 4710