A intervenção precoce é um conjunto de práticas terapêuticas que objetivam aumentar o potencial do desenvolvimento cognitivo, sensorial, motor, de comunicação e participação da criança, reduzindo danos, melhorando a qualidade de vida e dirigindo competências para uma maior autonomia.
A intervenção precoce na infância é direcionada às famílias de crianças entre os primeiros dias de vida e os 6 anos de idade, promovendo, assim, condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança, com vista a uma maximização das suas potencialidades, realizando uma intervenção que se pretende centrada na família.
Para ajudar as crianças e suas famílias a superarem ou diminuírem as limitações que resultam dos atrasos de desenvolvimento é recomendado que se inicie, o mais cedo possível, uma intervenção multidisciplinar que inclua a prestação de serviços terapêuticos às crianças e às suas famílias, onde se inclui a Terapia Ocupacional (TO).
Nosso objetivo é apoiar, habilitar e capacitar para prevenir ou minimizar os atrasos no desenvolvimento, promovendo um crescimento harmonioso e facilitando um funcionamento independente das crianças e das suas famílias. Adaptamos tarefas e atividades para promover o bem-estar, a autonomia, a independência e a participação das crianças em seus diferentes contextos.
Promovemos o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças através de técnicas terapêuticas de neurodesenvolvimento e integração sensorial, bem como atividades adequadas, tais como o brincar e as atividades de vida diária (AVD).
Nosso trabalho oferece às famílias um sentimento de realização e contribuição para a vida da criança, o que leva a uma melhor participação.
E por que brincar para estimular? O brincar é a principal ocupação da criança. É brincando que ela aprende conceitos que ela vai levar para a vida inteira. É nessa hora que os neurônios se conectam, desenvolvendo a neuroplasticidade em todo o sistema neurológico, que se integra de forma completa, como uma orquestra. Quanto mais conexões neuronais, melhor o desenvolvimento das capacidades cognitivas do seu filho.
Por isso é importante promover brincadeiras que envolvam estímulos sensoriais, motores, cognitivos, sociais e de comunicação para as crianças, pois esses são essenciais para o desenvolvimento cerebral pleno.
A interpretação ineficiente dos estímulos no corpo e no ambiente resulta em comportamentos prejudicados, aprendizado escolar deficiente e habilidades motoras atrasadas.
Então, brincar para estimular inclui atividades interativas e divertidas que usam estratégias e recursos sensoriais, não apenas para despertar o interesse da criança, mas também para explorar os efeitos sensoriais no comportamento.
É por meio de múltiplos estímulos que o aprendizado é alcançado: através da vivência de situações e da interação ou reação em um ambiente multissensorial para, assim, generalizar a experiência aprendida em vários contextos.
Na perspectiva da intervenção precoce, procure um terapeuta ocupacional para otimizar o desenvolvimento psicomotor da criança e, também, promover o desenvolvimento das competências motoras, cognitivas, de processamento sensorial, de comunicação e de brincar, sempre em conjunto com uma equipe de profissionais e pessoas importantes na vida da criança.
Dra. Bruna Miranda
Terapeuta Ocupacional Pediátrica
CREFITO 15660 – TO