Odontologia do futuro, já no presente

O avanço da Odontologia Digital.

A Odontologia deixou de ser, há muito tempo, uma profissão voltada apenas para o tratamento dos dentes. Pouco tempo atrás – estamos falando de 20, 30 anos -, o cirurgião-dentista era um faz tudo. Deveria ser um “especialista” em todas as áreas. Deveria saber de todas as disciplinas e exercê-las com maestria. Era uma Odontologia ‘’raiz”.

Com o passar do tempo, a Odontologia, como as demais áreas médicas, sofreu um grande avanço tecnológico. O desenvolvimento de novos equipamentos, a busca constante de métodos e de procedimentos minimamente invasivos sempre foi uma utopia. Desta forma, surgiram, recentemente, técnicas inovadoras: a movimentação ortodôntica com aparelhos invisíveis, no qual o tratamento é realizado através de softwares e programas computacionais que mimetizam como o dente se movimentaria utilizando uma força programada e mais adequada para aquele paciente.  Outra linha seria a realização de cirurgias guiadas para instalação de implantes e prótese na melhor posição e com a melhor oclusão final, sendo avaliada sua eficácia por meio de algoritmos computacionais. Podemos citar diversas áreas que já se utilizam desta tecnologia, que se encontra no dia a dia dos consultórios dentários. Por exemplo: a realização de facetas dentárias, onde o tamanho e formato dos dentes são dados através de análises do formato do rosto, levando a confecção de próteses individualizadas e mais harmônicas com todo o conjunto sorriso versus face do paciente. A harmonização orofacial, na qual os detalhes individuais são buscados à exaustão, pode ser conseguida por programas que simulam o resultado final na utilização de preenchedores.

O work-flow odontológico, traduzido como fluxo de trabalho, está cada vez mais previsível através do digital. Hoje em dia, podemos receber um cliente no consultório, fazer fotos digitais, escaneamento facial e das arcadas dentárias, tomadas tomográficas e, através de softwares específicos, planejar e montar um tratamento todo virtual com diversas possibilidades e, então, apresentar junto ao cliente quais as possibilidades, para sua apreciação e tomada de decisão para sua execução. Tudo isso buscando a excelência do tratamento para melhor otimização dos resultados, diminuindo o erro e fazendo com que o tratamento seja sempre o mais próximo daquilo que fora realizado virtualmente.

De uma maneira mais rotineira para todos nós, seria como um arquiteto que quisesse projetar uma casa e tem um modelo arquitetônico todo trabalhado em 3D para que o cliente pudesse opinar e decidir sobre as suas dúvidas e limitações de leigo. Ou seja, obtemos uma ideia muito próxima da realidade real.

Conseguimos levar ao nosso cliente a realização de trabalhos estéticos e funcionais cada vez mais próximos daqueles idealizados em computadores, diminuindo assim os receios, as incertezas e os seus medos que são muito comuns, no dia a dia do consultório. O olhar bem treinado e crítico do dentista torna-se, cada vez mais, aguçado com a utilização desta tecnologia, trazendo mais assertividade nos resultados e maior satisfação do cliente. Assim, devemos utilizar de todas as ferramentas disponíveis para que nosso trabalho real seja o mais próximo daquele da tela do computador.

Dr. Carlos Henrique Bettoni Cruz de Castro
Harmonização Orofacial
Cirurgia Bucomaxilofacial
Impante
CRO/PB 8625

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?