Atualmente, estamos cercados de dispositivos eletrônicos que ampliam nossas eficiência e capacidade produtiva. Esses aparelhos são fruto da transformação tecnológica que vivemos nas últimas décadas e proporcionaram um ambiente propício ao desenvolvimento de novas soluções na área de saúde e gestão.
Há pouco tempo, o registro dos pacientes era feito utilizando-se o prontuário em papel, o qual exigia manutenção e controle de grandes arquivos que, ao passar do tempo, poderiam ser perdidos ou extraviados, além da complexidade de manuseio, devido ao volume de documentos acumulados. Outro fator é: os dados do paciente ficavam restritos apenas ao ambiente físico da clínica ou do consultório.
Esse cenário mudou com a chegada do Prontuário Eletrônico do Paciente– PEP. Essa ferramenta é utilizada, para registrar, de formas digital e acessível, o histórico de atendimentos, de informações, de exames e de documentos de um determinado paciente.
Com essa solução, é possível ter economia de custos operacionais, incremento na produtividade, padronização de processos internos e tratamento dos dados de forma segura.
Ao utilizar o prontuário eletrônico, o espaço físico da clínica é favorecido, pois o modelo tradicional em papel deve ser preservado por, no mínimo, 20 anos, segundo o parecer nº 14/2007 do CREMEC. Todo esse espaço pode agora ser aproveitado para outras finalidades.
Em hospitais nos quais foram implantados o prontuário eletrônico, como o Instituto do Câncer de São Paulo, houve economia de 800 mil folhas que deixaram de ser impressas por mês. Já no Hospital Samaritano, também em São Paulo, a economia média foi de R$ 20 mil com a redução de impressões, de acordo com dados da Certisign.
Acessar os dados e as informações se tornou simples, pois basta ter acesso à Internet, para realizar uma consulta urgente do prontuário de um paciente ou até mesmo o atendimento, através de teleconsulta.
Outra vantagem que um sistema de gestão pode oferecer é o controle dos pacientes que visitam o consultório ou a clínica, com o objetivo de acompanhar suas consultas e de sugerir check-ups periódicos, por exemplo. Esse tipo de solução também ajuda a evitar glosas nos repasses de convênios, uma vez que o sistema concentra o controle e a gestão dos processos do fluxo de atendimento, automatizando e padronizando as atividades, evitando erros.
Investir em tecnologia de forma a impulsionar a clínica ou o consultório pode ser essencial, para se manter no mercado, nos próximos anos, por isso é importante estar atualizado com as novas tendências.