As dúvidas mais comuns no consultório de urologia

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente, por isso a excelência não é um ato, mas sim um hábito”. Foi assim que o pensador Aristóteles se referiu a quem faz algo com tanta frequência, a ponto de ganhar verdadeira experiência no que se propõe. Nesse sentido, assim como você deve fazer muito bem o que faz todo dia, viver e atender pacientes com problemas urológicos por anos fez com que muitas pessoas diferentes, cada uma com sua história de vida e particularidades, procurassem meu auxílio. Independente de qualquer situação, muitas dúvidas se repetem. Então, listei as 10 dúvidas mais frequentes no consultório e, muito provavelmente, uma delas também será a sua. Vamos conferir? 

– Dr. Rafael, o urologista trata apenas homens? 

Não. Essa fama vem, porque o urologista trata os problemas relacionados a tudo que envolve a reprodução no homem. No entanto, as doenças do aparelho urinário, como tumores de rins e bexiga, cálculos urinários e até mesmo as incontinências urinárias – tão comuns em mulheres mais idosas, com sobrepeso e após várias gestações – também estão sob os cuidados do urologista. 

– Andar de bicicleta afeta a próstata? 

Não. Pelo contrário, uma atividade física regular traz benefícios não só à próstata, mas a todo o corpo. O que pode acontecer é que longos percursos de bicicleta, como aqueles realizados por atletas, alterem o PSA logo depois da atividade, mas isso não significa nenhum problema. 

– Doutor, eu tive fimose depois de adulto! Como pode? 

Sim, é possível! A fimose é a impossibilidade de expor a glande ao retrair o prepúcio. Mesmo em adultos, alterações da pele que antes era normal podem ser causadas por infecções repetidas da pele (balanites), por diabetes, por ferimentos ou por qualquer situação que cause irritação local e que gere uma cicatriz. O tratamento, na maioria das vezes, é a cirurgia de fimose. 

– Homem que toma remédio para impotência pode ter um infarto? 

As medicações para tratamento da impotência são seguras e, quando prescritas pelo urologista, podem ser tomadas sem medo. O que acontece é que alguns homens que já têm risco de infarto muito alto, por vezes, tomam esses comprimidos por conta própria, e o esforço do ato sexual está além do limite de energia que ele pode gastar. 

– É possível contrair uma doença sexualmente transmissível em banheiro público? 

Pergunta também muito comum, que é um mito. As DSTs não podem ser contraídas em banheiros de uso coletivo. Todavia, sempre vale lembrar a importância de ter cuidados com higiene, visto que, sem dúvidas, é um local com bastante contaminação. 

– Como evitar cálculos renais? 

As causas de cálculos renais são várias, mas, de uma forma geral, deve existir o consumo de 2 litros a 2,5 litros de água por dia. Dietas com grande quantidade de proteínas e de sódio ajudam na formação de cálculos. É importante lembrar que o sódio não está apenas no sal, mas também em temperos prontos, em refrigerantes e em bebidas industrializadas. Muitas pessoas me perguntam se beber leite favorece a formação de cálculos, e a resposta é não. 

– Dr. Rafael, todo mundo que opera a próstata fica impotente? 

Esta é a dúvida mais comum, e a resposta é não. A cirurgia escolhida para a próstata depende se há ou não câncer de próstata. Quando não há câncer, a impotência é rara. E, nos casos de câncer, pode ocorrer entre 30% e 60% das vezes. 

Essas são só algumas das dúvidas comuns de pacientes as quais surgem em nosso consultório. Você já se tinha perguntado alguma delas? Você tem alguma dúvida que não estava na nossa lista? Terei o maior prazer de responder!  

RAFAEL MOURATO
Urologista 
CRM/PB 8795 I CRM/PE 20721 RQE 5420 

Você pode gostar também de
Matéria

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?