Cirurgia Refrativa: Modo Rápido e Seguro de Ficar Livre dos Óculos

LASIK é a abreviação do termo inglês “laser-assisted in situ keratomileusis” e que se tornou uma das mais populares cirurgias do planeta para a correção do erros refrativos dos olhos, deixando os indivíduos livres do uso de óculos. O método de LASIK utiliza a energia do excimer laser, que é uma forma de laser das mais conhecidas e seguras para correção de erros refrativos. O excimer laser simplesmente vaporiza a córnea, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar as dioptrias (ou “graus”) da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

A técnica do LASIK se baseia no uso de um delicado instrumento de corte chamado microcerátomo. Os cirurgiões fazem um corte, semelhante a uma “fatia” ou “lamela”, nas camadas mais anteriores da córnea, deixando um dos lados desta “lamela” aderido a córnea. Delicadamente, levantam-na e o excimer laser é aplicado remodelando a forma da córnea. A seguir a “lamela” é recolocada de volta ao lugar. Após um período de poucos dias, ela é reintegrada com o restante da córnea. Já na técnica cirúrgica PRK, o laser é aplicado diretamente sobre o tecido corneano superficial, o que leva a um pós operatório um pouco doloroso e com tendência a uma cicatrização excessiva.

Em virtude da destruição do tecido corneano ser mínima com a técnica de LASIK, ocorre melhor cicatrização e com muito menos dor. A maioria dos pacientes enxergam claramente quase que imediatamente após a operação.

Atualmente, o procedimento de LASIK é melhor indicado em pacientes adultos com graus estabilizados, com até 12 graus de miopia, 04 graus de hipermetropia e 05 graus de astigmatismo e que não possuam outros problemas oculares associados. Ainda não há consenso entre os oftalmologistas quanto a estas indicações. A presbiopia ou “vista cansada” que ocorre após os 40 anos de idade não é corrigida por esta técnica.

 Antes de se submeter a cirurgia de LASIK o paciente deve consultar o oftalmologista, que fará um estudo completo do olho a ser operado: refração adequada, topografia e estudo de paquimetria da córnea, qualidade do filme lacrimal, cristalino, estado da retina , pressão intra-ocular, entre outros.

A cirurgia de LASIK é um procedimento cirúrgico e possui todos os riscos atribuíveis a qualquer procedimento dessa natureza. É um procedimento altamente satisfatório na maioria dos casos bem escolhidos.

Muitos outros tipos de novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para a correção de erros refrativos, porém se você não quer esperar todo este tempo – ou ainda está com dúvidas – procure seu oftalmologista de confiança, que é o único profissional gabaritado a esclarecer suas indagações e realizar o procedimento cirúrgico mais adequado para o seu caso com a maior segurança possível.

João Pessoa já se encontra no hall das grandes capitais que oferecem o tratamento da miopia, astigmatismo e hipermetropia com o Excimer Laser de última geração. Os paraibanos já podem desfrutar desta nova tecnologia sem a necessidade de se deslocar a outras cidades.

Dr. Haroldo de Lucena Bezerra
Oftalmologista
CRM/PB 4142 | RQE 2294

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?