Em tempos desafiadores, onde a saúde e o conhecimento especializado estão no centro do debate internacional, construir sua reputação, com ética profissional, confiança e geração de valor são fundamentais para se diferenciar da maioria dos médicos. Quando empregados de maneira estratégica, os resultados da marca pessoal projetam-no em um novo mercado, com oportunidades de crescimento e desenvolvimento a curto, médio e longo prazos.
O Marketing é quem intermedia essa recolocação, pois ele e a comunicação são capazes de definir o tom de voz, as abordagens e estratégias necessárias para alcançar os resultados que cada médico procura.
O conceito Marketing Médico, por sua vez, é outro poderoso artifício empregado na construção da percepção e da identidade dos médicos, do âmbito digital ao mundo real, envolvendo seu público de maneira uniforme, criando lembrança e tornando cada profissional a referência naquilo que se deseja ser.
Por isso, aqui estão algumas dicas de marketing para quem é médico e quer entender quais as ferramentas disponíveis para melhorar sua comunicação:
1- MÍDIAS SOCIAIS
Ainda como queridinha, elas chegam a cativar seu paciente e oferecer uma boa informação quando você se dedica a construir essa ligação. Por isso, procure pessoas e empresas qualificadas para trabalhar seu Instagram e Facebook. O profissional que o atende deve ser formado em Marketing ou ter Especialização em Marketing.
2- SITE
O site é o local onde os conteúdos de busca oferecem as sugestões para as pesquisas dos pacientes. Assim, oferecer um site com bom design, informações claras e dados corretos ajudam a fortalecer sua imagem e a somar pontos quando se compara a quem tenha um site mal estruturado ou nem sequer tenha um site. Faça seu site com empresas especializadas para ter melhores resultados, como SEO e Inbound marketing.
3- CONSULTORIA DE MARKETING MÉDICO
Sabe quando você quer fazer algo mas não sabe por onde começar? É para isso que serve a Consultoria. Ela apresenta oportunidades que você não enxerga, ensina os caminhos e orienta sobre quais canais deve usar para fazer investimentos em seu nome. Poucas empresas têm este serviço, mas ele só deve ser feito por quem estuda o mercado, que é o Profissional de Marketing.
O maior risco para os médicos na atualidade é trabalhar Marketing com quem não entende das regras de publicidade médica, ética profissional ou que não sejam formados, interferindo, muito, nos resultados. Procure alguém com experiência, afinal, até médico precisa de especialista.
Maeve Nóbrega
Especialista em Marketing Médico