Um dos maiores desafios no empreendedorismo, para médicos, é realizar uma mudança de visão, pouco acostumada a novidades e a quebras de paradigmas, havendo um mindset muito fixo. Além disso, em Medicina, por ser um ramo demasiado tradicional, inovações na forma de tratar a relação médico-paciente ou mesmo de aprimorar processos que funcionam há muitos anos, com relativa eficiência, são inicialmente vistos com desconfiança por pacientes, por médicos e por outros agentes do mercado, agregando o medo limitante e paralisante da crítica.
O primeiro passo é entender que empreendedorismo não é apenas criar uma nova empresa, mas investir em tudo aquilo que pode ser substituído ou melhorado, por meio da implantação de novos negócios ou de mudanças em instituições já existentes.
A Medicina é tradicionalmente conhecida como uma área nobre, em que a graduação era suficiente, para garantir prestígio e altos salários por toda a vida. A realidade, porém, é bem diferente do ideal. A mudança é clara, concluir a graduação e abrir um consultório era sinônimo de sucesso profissional imediato e duradouro. Atualmente, profissionais que desejam se destacar no mercado precisam ir além, estudar e desenvolver outras habilidades, do contrário, serão produtos com vidas pouco sistêmicas e desgastantes. Nesse cenário, o empreendedorismo para médicos tem-se mostrado um caminho interessante.
A área da saúde, em especial, a Medicina, tem-se mostrado um mercado de alta competitividade, além disso, o estudante tem pouco contato com o assunto, durante sua jornada, tornando essa tarefa de empreender um pouco mais longa. Dessa forma, se a ideia de empreender lhe parece tentadora, uma ótima ideia inicial é desenvolver suas habilidades de empreendedor em seu próprio consultório.
É muito comum encontrar médicos com clínicas de todos os portes que ainda não enxergam seus consultórios como um negócio que deve ser gerido de maneira profissional, com um plano de negócios bem estruturado e com estratégias de curto, de médio e de longo prazo, entendo a importância de uma identidade visual bem definida e da inserção da sua clínica no mundo digital. Não podemos esquecer que os pacientes são o maior patrimônio e deve-se manter um bom e constante relacionamento com eles, mesmo nos períodos em que não lhe procuram para atendimento, essa é uma grande mudança de paradigma.
Estratégias de marketing eficientes, como investir em redes sociais e em um site completo e atualizado, sempre seguindo o código de ética médica, que o auxiliem a captar novos pacientes são também maneiras eficientes de dar seus primeiros passos no mundo do empreendedorismo.
Empreender é ter a capacidade de trazer um novo olhar aos processos tradicionais e ser capaz de inovar e de assumir os riscos, por isso, precisamos investir em formação contínua, em inovação, em teleatendimento e suas oportunidades, além de exercitar o networking, fortalecendo o contágio social, sempre congruentes com os objetivos.
Ser empreendedor não se resume a iniciativas independentes, pois há chances de negócio na associação com grandes companhias, seguradoras, farmacêuticas e centros hospitalares, com aprimoramentos de processos, da gestão de recursos, da inteligência de mercado, dos relacionamentos, na administração, na logística e muito mais.
Uma grande vantagem de empreender é a chance de criar um negócio de potencial global, em que as soluções produzidas podem-se mostrar interessantes, para solucionar problemas de escala nacional ou mundial.
A sabedoria de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto tem consciência do que não sabe, assim, conseguirá pedir ajuda e auxílio aos profissionais certos, para seguir na trajetória, sempre pautada em objetivos claros, com um propósito maior, que atrai, para a concretização do futuro. Assim, sem uma clareza da missão, será desafiador pensar em empreendedorismo.