Carreira Médica

A Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, envolvendo vários tipos de investimentos, sendo uma área bastante dinâmica, bem remunerada, com novas descobertas e desafios. A escolha dessa carreira nem sempre é fácil, envolve propósitos de vida, missão e valores. Então, por onde começar? Diria que pelo porquê, pois, havendo alinhamento entre propósito e carreira, a trajetória será mais tranquila. 

O mais importante ainda é a humanização, a clareza do papel que exerce na sociedade e o seu compromisso em impactar a vida das pessoas, além de uma vida de dedicação e de atualização nos estudos. Entretanto, com o novo mundo, agora digital, a escalada da perícia vem sofrendo mudanças, uma vez que conceitos como mindset de crescimento, business, finanças, performance, marketing digital, inteligência emocional e gestão serão, cada vez mais, decisivos para um melhor desempenho, determinando quem serão os generalistas, os especialistas e as autoridades, mas tudo dependerá da visão de futuro de cada profissional. 

O segredo da vitória não está na chegada, mas na preparação. Assim, algumas dicas são importantes nesse caminho, pois não só de estudo se faz uma carreira médica de sucesso. É importante um conceito de vida sistêmica, em que todas as áreas da vida devem ser valorizadas, pois onde focamos teremos sucesso, mas não adianta tê-lo em só um setor. 

Um outro grande desafio na medicina é destacar-se na sua área de atuação, e, para isso, além de fazer história e de ter reconhecimento e admiração pelo seu profissionalismo, é preciso se diferenciar dos demais. Dessa forma, deve-se aproveitar o período da residência para se capacitar, atualizar-se constantemente, obter uma comunicação assertiva com os seus pacientes, buscar desenvolver-se em inteligência emocional e desfrutar uma vida pessoal equilibrada, conhecendo mais sobre gestão 

de seus negócios, de pessoas e de clínicas, sempre mantendo bom relacionamento com a equipe de trabalho e conservando um olhar integral sobre o paciente. 

É comum que, ao longo do tempo, profissionais da área de saúde possam perder um pouco da sua sensibilidade ao sofrimento de pacientes, também por causa da frequência com a qual lidam com essa situação, mas devemos entender que isso não é normal. No entanto, é importante conservar uma postura respeitosa em relação ao sofrimento físico ou psíquico pelo qual um paciente passa. 

Um alerta sobre essa carreira é que os transtornos mentais são mais comuns que na população em geral, relacionados com as pressões familiares, da sociedade, competição, busca por resultados, culturas próprias da área, insegurança, lidar com sofrimento e com doenças, além da falta de próprio entendimento sobre quem é, o que merece e do que é capaz. 

A carreira médica é linda e prazerosa, mas precisa de alguns cuidados, principalmente no tocante ao equilíbrio entre o racional e o emocional. 

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?