Nenhum comentário

Você está preparado para o METAVERSO?

O termo Metaverso foi usado pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson, que foi publicado em 1992, porém após um período sem maiores expressões, o termo retornou com força total no ano de 2021, depois que o Facebook anunciou a mudança de nome para Meta, com o objetivo de aproximar da empresa a criação de um mundo virtual próprio.

A concepção da palavra nos dias de hoje representa um ambiente em realidade totalmente 3D e está sendo utilizada para indicar um tipo de mundo aumentado que replica a realidade material num universo virtual através de dispositivos digitais. Ou seja, um espaço coletivo e compartilhado, juntamente com a evolução mais física da internet.

Por que você precisa conhecer, entender e planejar o futuro com o Metaverso?

Está claro que nem só de habilidades técnicas viverão os profissionais. A Era das habilidades sociais – soft skills – já comprovou esse fato. O evento da pandemia pelo Covid-19 acelerou o avanço na era das habilidades tecnológicas, evidenciando que, independente das profissões e segmentos, todos teremos que ser profissionais-tech. Cada nova tecnologia e tendência que você não domina é uma vantagem que se perde, pois sempre que uma empresa e/ou profissional as adotam, vários se tornam obsoletos pelo caminho.

Metaverso não é uma tecnologia de ficção. Pensar no Metaverso como uma realidade distante, que não precisa entender agora, pode ser incoerente para o futuro da sua profissão e do seu próprio negócio. Essas e outras tecnologias já estão maduras suficiente para serem adotadas. E se duvidar disso, basta pesquisar e ver que projeções feitas por megabancos de Wall Street preveem que o Metaverso será um mercado de trilhões de dólares.

Os profissionais e empreendedores que não entenderem esse novo prisma de vida e negócios, sendo capazes de atravessar a fronteira do material para o virtual, simplesmente não conseguirão planejar o futuro nem construir os diferenciais competitivos necessários para levar suas carreiras e empresas adiante, com sucesso e prosperidade.

Metaverso no Setor da Saúde

Prontuário eletrônico, telemedicina, cirurgia robótica, o setor de saúde já tem passado por intensas transformações nos últimos anos, mas a maior disrupção na indústria da saúde ainda está por acontecer e será breve com o surgimento do Metaverso.

Usuários, clientes, pacientes e médicos irão interagir usando avatares.

Na prática, por exemplo, os médicos poderão ter acesso digital aos órgãos de um paciente. Exames de imagem poderão ser sobrepostos em cenários reais, com a realidade virtual aumentada e estendida, sendo possível uma experiência de visualização 3D, proporcionando diagnósticos e tratamentos muito mais assertivos, dadaaa a ampliação das análises, integração das especialidades e perfeita customização dos tratamentos. Essa inovação também possibilitará o acompanhamento em tempo real ao paciente, com muito mais velocidade e prontidão.

Por onde você pode começar?

Quanto mais tempo demorar para entender o Metaverso, mais desarmado você estará para conviver nesse novo cenário. Abrir-se ao novo, ser curioso, acessar conteúdos sobre o tema e buscar aconselhamentos estratégicos com profissionais capacitados será essencial para seguir na jornada dessa nova e real tendência.

Você pode gostar também de
Colunistas, Gente e Gestão

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?