Com o passar dos anos, o tratamento das doenças vasculares evoluíu muito, em particular o tratamento das varizes. De acordo com o avanço da tecnologia e com a criação de novas técnicas, grande parte das pacientes portadoras de varizes podem ser submetidas ao tratamento no próprio consultório do cirurgião vascular. Fato que veio a colaborar com o tratamento em época de pandemia, quando a maioria dos pacientes demonstram preocupação em relação aos tratamentos realizados nos Hospitais.
Portanto, uma pessoa que sofre com varizes, micro varizes, telangiectasias (vasinhos), dores nas pernas e inchaço atualmente pode realizar seu tratamento sem depender de internação hospitalar.
Esta evolução da medicina vascular ocorreu graças à expansão do conceito de “Flebosuíte Vascular”, onde todos os equipamentos e tecnologias modernas que são úteis e necessários ao tratamento vascular estão reunidos no mesmo ambiente e na mesma suíte, ficando à disposição do cirurgião vascular e beneficiando o paciente.
Realizar o tratamento das varizes no próprio consultório é perigoso? Essa talvez seja a principal dúvida daqueles que optam pelo tratamento ambulatorial. Desde que a avaliação médica tenha sido realizada de modo cuidadoso, o risco é muito baixo. É por isso que o tratamento das doenças venosas no próprio consultório do cirurgião vascular tem ganhado a preferência dos nossos pacientes, particularmente da população feminina.
Os tratamentos que podem ser oferecidos para serem realizados em consultório são: a microcirurgia estética para varizes, os procedimentos guiados por ultrassom, a escleroterapia líquida, a escleroterapia com espuma e o tratamento de “vasinhos” com laser transdérmico. Na maioria das vezes, as terapias são combinadas para conseguirmos um resultado adequado para o desaparecimento das varizes, evitando, destarte, a internação hospitalar.
A principal vantagem do tratamento em consultório é o retorno imediato às atividades sem a necessidade de repouso. Assim, o paciente pode efetuar seu tratamento de maneira eficaz, moderna, sem afastar-se das suas atividades diárias e do trabalho.
A caminhada pode ser realizada imediatamente após o tratamento e as atividades físicas são permitidas, porém a exposição solar deve ser controlada.
Agende sua avalição e conheça as opções de tratamento de varizes no consultório médico, sem necessidade de repouso, internação hospitalar e afastamento do trabalho.
Dr. Antônio Luís Ximenes
Angiorradiologia
Cirurgia Vascular
CRM/PB 3581 | RQE 3603