A catarata é uma doença ocular, mais frequente em pacientes idosos, acima dos 60 anos de idade. Nessa enfermidade, a lente natural e transparente dos olhos – o cristalino – vai tornando-se opaca, reduzindo a entrada de luz nos olhos e diminuindo a visão. Podemos dividi-la didaticamente em: congênita (presente desde o nascimento), secundária (decorrente de trauma, glaucoma, diabetes melitus, medicamentos etc.) e senil (relacionada à idade), sendo esta a responsável por 85% dos casos.
Como principais sintomas, constam o embaçamento visual, a dificuldade de dirigir à noite, incômodo com as luzes (fotofobia) e, nos casos extremos, a cegueira – a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo.
Tem, como único tratamento, a cirurgia – facoemulsificação com implante de uma lente intraocular. Nessa cirurgia, o médico faz uma pequena incisão de 2,4 mm na córnea (estrutura transparente situa- da à frente da íris, que é a porção colorida dos olhos) e, após quebrar a catarata em vários fragmentos e removê-los, implanta-se uma lente artificial para melhorar a visão.
Como o olho seco pode interferir no resultado da cirurgia de catarata? Simplesmente, interferindo negativamente na escolha da lente intraocular. Para calcularmos adequadamente a dioptria (grau) da lente a ser implantada, devemos medir a curvatura da córnea (ceratometria) e sabemos que o olho seco altera, em até 01 dioptria, essa medida, diferença essa que reduz a exatidão do cálculo.
Hoje, com a moderna cirurgia de catarata, implantando-se lentes premium – multifocais e tóricas –, com o objetivo duplo: eliminar a catarata e reduzir a dependência dos óculos, faz-se necessário um screening (pesquisa) com exames específicos para o diagnóstico do olho seco.
Com o diagnóstico e com o tratamento precoce do olho seco, melhoramos tanto os resultados refrativos (redução dos óculos), como reduzimos os riscos de complicações e aumentamos a satisfação com a cirurgia.
Você é um candidato para cirurgia de catarata? Já fez a pesquisa e o tratamento para o olho seco? Se sim, ótimo, a sua satisfação com o resultado da cirurgia aumentará.
O olho seco é muito frequente? Sim, estima-se que 63% dos pacientes com indicação
de cirurgia de catarata sejam portadores dessa doença.
GEORGE LUIZ SOARES DE OLIVEIRA
Oftalmologista
CRM/PB 4641 I RQE 2249