Será que Você Tem Mesmo Hemorroida?

A doença hemorroidária, mais comumente conhecida como hemorroida, é a  doença anal mais lembrada e também a mais prevalente na população, presente em mulheres mais que em homens.

As hemorroidas são como varizes, mas no ânus. São formadas por dilatações nos vasos do plexo hemorroidário, interno ou externo, com inflamação do tecido em volta desses vasos, deixando-o com maior tamanho, às vezes, exposto ou com aspecto inchado. A sensação é de uma carnosidade no ânus, a qual pode estar sempre para fora ou sai e volta.

Porém, na verdade, todo mundo tem hemorroidas, já que todos nós temos os vasos do plexo hemorroidário externo e interno. Chamamos de doença hemorroidária, quando ela dá sintomas: sangramento, dor, trombose, prolapso, coceira, queimação, entre outros.

A maioria dos pacientes já começa a consulta afirmando que tem hemorroidas, que veio por elas, sempre as tiveram e já sabe como lidar com elas. No entanto, muitas vezes, o que você chama de hemorroida, quando eu vou examinar, vejo que não é bem isso, uma vez que os sintomas da doença hemorroidária se confundem com os de muitas outras doenças anais.

Quase tudo no ânus pode coçar, arder, queimar, doer ou sangrar. As nuances desses sintomas é que vão dar pistas do diagnóstico, mas, em resumo, são quase sempre os mesmos.

Por isso eu pergunto: será que você tem mesmo hemorroida? Pode ser que sim, mas talvez tenha uma Fissura Anal, uma Fístula ou até um câncer. Hemorroida não é câncer e não vira câncer, porém os sintomas se confundem, e aquele sangramento  que você sempre atribui à doença hemorroidária pode ser por outra causa.

E como saber a diferença? Procurando um especialista em doenças anorretais: o Proctologista (ou Coloproctologista). É examinando que se diferencia uma causa da outra, é na hora do exame físico, na consulta, que vai ser feito o diagnóstico. Poucas vezes é preciso de outro exame para dar o diagnóstico. São alguns minutos que podem te dar a certeza de estar no caminho certo, prevenindo uma doença maior ou procurando tratamento adequado ao seu real problema. Não se acostume a sangrar, a sentir dor na hora de evacuar ou a sempre ter que colocar algo para dentro. Isso não é normal. Vença seu medo e sua vergonha, procure um Proctologista e cuide do seu bem mais precioso!

Dra. Luciana Paraguassú
Coloproctologista
CRM/PB 8520 | RQE 5312

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?