O que o casal precisa fazer para ter um filho saudável?
Vocês sabiam que os hábitos alimentares e de vida dos pais antes da gestação podem influenciar na saúde do filho que será gerado?
A saúde do casal que pretende engravidar pode impactar de forma positiva ou negativa a vida do filho, o que pode ter consequências duradouras, pois exerce um papel fundamental sobre a saúde infantil!
As maiores ferramentas de saúde dos bebês estão nas mãos dos pais. É de extrema importância que a mulher e o homem que pretendem ter um filho, preparem seu organismo para gestação.
A mulher não gera um filho sozinha, portanto busca-se 100% de qualidade do material genético tanto da mãe quanto do pai até o momento da concepção.
A alimentação e nutrição adequada de ambos os pais, antes da concepção, da mãe, na gestação, e do bebê, até o 2º ano de idade, são determinantes na vitalidade e formação de hábitos alimentares saudáveis que perduram por toda a vida. Essa janela de oportunidades que compreende a pré concepção e vai até os dois anos de vida da criança são os 1100 dias mais importantes da vida de um ser humano.
A pesquisa epigenética cada vez mais têm identificado influências de alterações nas expressões de genes paternos e maternos e aumento do risco de desenvolvimento de doenças, assim as intervenções nutricionais poderiam modular a expressão dos genes associados ao desenvolvimento destas doenças.
Portanto, para se ter um filho saudável é preciso começar a cuidar da alimentação e nutrição dos pais ainda antes da concepção!
Para ajudar você e seu companheiro na preparação para gerar um SUPER BEBÊ SAUDÁVEL, pode contar comigo! Beijo da nutri!
Dra. Tayanne Nunes Sátiro Ferraz de Moura
Nutricionista Materno-Infantil
CRN/PB 6949