Um belo sorriso é sinônimo de autoconfiança e de autoestima. Com os avanços da odontologia estética, os procedimentos tornaram-se mais confortáveis e com resultados extremamente previsíveis, desde que os princípios anatômicos e biológicos sejam respeitados.
Uma gengiva saudável possui aspecto rosado, textura lisa e não sangra com facilidade, enquanto uma gengiva inflamada apresenta: sangramento durante escovação e uso do fio dental, cor avermelhada, falta de aderência ao dente, bem como gosto e odor desagradáveis. Essas características podem estar presentes após a realização de trabalhos reabilitadores estéticos (Coroas, facetas ou laminados cerâmicos) em que os princípios anatômicos e biológicos não foram respeitados, dentre eles:
– O acesso à higienização adequado (evitar acúmulo de placa bacteriana);
– A falta de adaptação marginal (selamento entre a peça e o dente);
– O excesso de material comprimindo a gengiva;
– A profundidade inadequada do preparo.
A consequência desses fatores é um processo inflamatório crônico e destrutivo, acarretando a cárie de raiz e a perda de inserção e de sustentação do dente. Consequentemente, em casos avançados, a indicação será sua remoção.
Lembrando que, para o sucesso de qualquer procedimento odontológico, uma boa escovação, o uso do fio e consultas preventivas são fundamentais.
Caso algum dos desconfortos acima citados esteja presente, agende uma consulta com seu profissional.
Não deixe que o sonho de sorrir torne-se um pesadelo!
ELSON FERNANDES
Odontologia
CRO/PB 4211