Se Você Escova Seus Dentes com Muita Força, Olhe o Que Pode Acontecer

Você sabia que grande parte da população nunca recebeu instrução profissional de como higienizar os dentes nem das especificações das escovas que devem usar?  

O problema é que até a forma de empunhar a escova pode gerar efeitos nocivos aos dentes e, principalmente, à gengiva. Quando a espessura gengival do indivíduo é fina (Fenótipo periodontal fino), esses efeitos deletérios são ainda mais evidentes.

A escovação traumática pode gerar a retração dos tecidos gengivais, expondo a raiz dental. Clinicamente, é possível observar um aspecto muito alongado dos dentes, ocasionando discrepâncias funcionais, estéticas e sensibilidade dolorosa. A retração gengival acontece em decorrência da perda óssea na parte da frente das raízes dentais, não tratar pode resultar em futura mobilidade dental e, em casos mais severos, até em perda do dente.

O tratamento dessas complicações pode ser feito através de cirurgia plástica gengival, utilizando tecido removido do próprio paciente ou através de substitutos mucosos. Esses enxertos conseguem recobrir as raízes dos dentes expostas, gerando conforto sensitivo e devolvendo a funcionalidade e a estética do sorriso.

De modo geral, opte sempre por escovas macias ou extra-macias, de ponta ativa pequena (n°30) e com todas as cerdas na mesma altura.  Ainda, lembre-se: não é a força que você impõe sobre a escova que qualifica sua escovação, mas sim o manejo dos movimentos que você opera na escova, quando ela desliza sobre seus dentes e gengivas.

“Procurei a Dra Mariângela Araújo, pois estava com uma sensibilidade muito grande e com receio de perder os dentes de maneira precoce. Ao avaliá-los, a Dra enxergou a necessidade de iniciar um tratamento dividido em etapas para o recobrimento das raízes expostas, através da realização de enxerto gengival. Estou extremamente satisfeito e realizado com o resultado do tratamento, superou todas as minhas expectativas e agradeço a Dra Mariângela por toda transparência, ética e cuidado durante todo esse período.” Depoimento do paciente: M.M, 26 anos

Mariângela Araújo
Odontologia
CRO/PB 4513

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?