Strain Miocárdico – Tecnologia que auxilia no diagnóstico e manejo de doenças cardiovasculares

O Strain Miocárdico consiste numa nova ferramenta que estuda a mecânica (deformação) cardíaca. Por muito tempo, o principal dado sobre o funcionamento do coração era a sua fração de ejeção. Hoje, sabe-se que o strain é um método de maior acurácia para avaliar o funcionamento deste órgão.

A análise do Strain é feita por meio de um exame de ultrassom do coração – o Ecocardiograma. É um método custo-efetivo de grande disponibilidade e sem efeitos adversos, pois não usa radiação ou contraste. Através de um software específico, é feito o rastreamento (tracking) de marcadores acústicos naturais (speckles) presentes na imagem em escalas de cinza. A sua realização demanda técnica e experiência do cardiologista executor.

Este método tem indicações diversas, sendo muito estudado no acompanhamento de pacientes oncológicos, nas doenças valvares e no diagnóstico diferencial das hipertrofias cardíacas.

Durante o tratamento de câncer, a quimioterapia pode causar danos irreversíveis no coração. O Strain tem importante papel neste acompanhamento, pois possibilita o diagnóstico da disfunção miocárdica muito antes do Ecocardiograma convencional, tornando possível o ajuste da terapia de maneira precoce e segura.

Nas doenças das válvulas do coração (valvulopatias), a decisão entre a terapia cirúrgica ou conservadora nem sempre é simples. Este método avalia a presença de disfunções subclínicas, auxiliando nesta decisão e possibilitando a escolha do melhor timing cirúrgico.

Por fim, o diagnóstico diferencial das inúmeras causas de hipertrofia miocárdica (“coração crescido”) sempre foi um desafio. Situações como doença de chagas, amiloidose, miocardiopatia hipertrófica e, até, adaptação natural do coração do atleta podem causar esta alteração. O diagnóstico de sua causa específica é, portanto, essencial para a condução destes casos. A análise do Strain possibilita diferenciar grande parte destas doenças.

Desta forma, o Strain conquista espaço crescente na cardiologia moderna, possibilitando diagnóstico precoce e auxiliando terapêuticas efetivas. Consulte o seu cardiologista sobre os benefícios do exame.

Hélio Lisboa Filho
Cardiologista
CRM/PB 9546 | RQE 6660 | RQE 6661

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?