A reversão da Vasectomia é um metódo factível e eficaz quando realizado em boas condições e por profissionais habilitados.
A cirurgia de Reversão de Vasectomia é uma opção para os homens que desejam novamente engravidar suas parceiras, surgindo como esperança para os casais com taxas de sucesso variáveis.
Com o grande aumento no numero de cirurgias de vasectomia nas ultimas décadas, vários pacientes se depararam – após esse procedimento – com a necessidade de aumentar sua prole, seja por motivos de uma nova parceira ou por motivos de cunho pessoal. A porcentagem de indivíduos que repensam a opção da vasectomia varia entre 2% a 6%.
Nesse caso existem duas opções de tratamento: a reversão de vasectomia, ou seja, desfazer a cirurgia com uma alta taxa de sucesso e que permite a obtenção de gravidez através da relação sexual, ou optar pelo bebê de proveta com espermatozoides retirados do interior do testículo, técnica chamada de reprodução assistida (ICSI), que consiste na injeção, em laboratório, de um espermatozoide dentro de um óvulo maduro retirado da parceira.
Essa cirurgia consiste na recanalização dos ductos deferentes, realizando uma vaso-vaso anastomose ou uma anastomose do deferente com o epidídimo, obrigatoriamente com auxílio de um microscópio cirúrgico. É através desse que são permitidos bons resultados após a reversão, aumentando assim a chance de sucesso do procedimento.
A reversão da vasectomia é da competência do urologista, mas esse profissional deve ser bem treinado para essa técnica, pois, caso contrário, o resultado não se torna tão eficaz.
A taxa de sucesso de voltar a ejacular espermatozóides e consequente gravidez são, respectivamente, 97% e 76% com vasectomias de até três anos, 88% e 53% para intervalos entre 3 e 8 anos, 79% e 44% para intervalos entre 9 e 14 anos e 71% e 30% para tempo igual ou superior a 15 anos.
Os fatores que influenciam o sucesso desse tipode cirurgia são: intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, emprego da técnica microcirúrgica, experiência do cirurgião e a presença de espermatozoides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo no momento da cirurgia.
O fator que influencia na ocorrência de gravidez é a idade da parceira, porém mesmo com esposas acima de 35 anos o casal pode ter uma boa chance de engravidar após a reversão.
Portanto, a reversão de vasectomia é um método altamente eficaz para os homens que desejam recuperar sua fertilidade. Sendo um procedimento realizado por mãos habilitadas, avaliando as condições clínicas do paciente e a idade da parceira e optando sempre pela melhor escolha ao casal.
Dr. Rafael de Arruda
Urologista
CRM/PB 6700 | RQE 5272 | RQE 5273