Só leia caso você seja, ou queira ser, um gestor líder de pessoas com alta performance
“Desculpa, mas eu preciso te lembrar disso”. Desprezamos manuais, não lemos as bulas, deixamos para lá as letras miúdas dos contratos. No geral, queremos alcançar os objetivos bem rapidamente, na verdade super rapidamente, mas não gostamos de cumprir rotinas. Não gostamos dos processos. Será que queremos alcançar a velocidade das máquinas, buscando super produtividades nas empresas e nos indivíduos? Tudo bem querer praticidade, mas como fica o papel da liderança nisso tudo? Em qual tempo e como vamos cuidar das pessoas? Por mais que a evolução permita ao ser humano melhorar constantemente, não queremos ser mais rápidos e tão previsíveis quantos as máquinas e, tampouco, tratados friamente, como robôs. Todos os liderados esperam muito mais das políticas organizacionais e dos seus líderes, com o advento pandemia. Isso mesmo, esperam mais, adicionalmente mais. Eles estão olhando para tudo o que está acontecendo, atentos, observadores e, cada vez mais, críticos.
Segredos, para liderar nos novos tempos:
- Faça o que prega. Sua hierarquia não vale mais tanto quanto você imaginava.
- Seja emocionalmente estável. Antes de tudo, você tem que saber cuidar de você mesmo.
- Não subestime seus liderados. Eles estão muito mais bem informados do que você tenha ideia.
- Dê-lhes um propósito e não só uma meta. Sabe aquela ideia de ir direto ao ponto? Não engaja.
- Reafirme as prioridades e as premissas constantemente. Deixe claros os pontos focais e as regras.
- Seja otimista. O otimista foca na solução, é corajoso e resiliente.
- Combine, faça acordos. Dessa forma você pode diminuir a necessidade de monitoramento.
- Apoie o desenvolvimento. De alguma forma, apoie-os.
- Tolere os erros honestos. Erros oriundos dos processos de melhoria contínua.
- Não tolere desonestidades. Não mantenha na equipe pessoas com uma moral duvidosa.
- Tome decisões!
- Promova a diversidade. Não faça apenas integração, faça inclusão.
- Individualize sua liderança. Perceba o que é importante para cada um e ajude-os nisso.
- Aproveite os talentos da equipe. Exalte os talentos das pessoas e não seus pontos fracos.
- Meça o desempenho, mas considere o comprometimento.
- Foque menos no tradicional feedback e bata mais papos. Converse sobre pontos de vista.
- Seja acessível. Abaixe a tela do computado, guarde a caneta, tire o fone de ouvido e silencie o celular.
- Compartilhe suas vulnerabilidades. Mostre-se competente e empenhado, mas não se mostre infalível e perfeito.
- Reconheça-os. Ainda vale o tapinha nas costas, mas eles esperam algo concreto e tangível também.
- Celebre. Incentive a felicidade e a diversão em meio ao trabalho sério e duro.
- Preocupe-se com o impacto social. Seus liderados querem compor algo amplo, convergente e conectado ao social, mostre a eles que você também quer.