Dentro da otorrinolaringologia, existe uma área dedicada ao estudo do equilíbrio corporal e do sistema auditivo que quando afetados podem provocar sintomas como tontura, desequilíbrio, zumbido, perda de audição, entre outros sintomas. Nas últimas décadas, houve um aumento dessas queixas, surgindo a necessidade de estudar de forma mais profunda o labirinto e todas as suas conexões.
O sistema vestibular inclui as partes do ouvido e do cérebro que processam as informações envolvidas no controle do equilíbrio e dos movimentos oculares. É no ouvido que temos o famoso LABIRINTO. Podemos até dizer que esse é o órgão responsável por “sentir os movimentos”. Portanto, o médico otoneurologista é o especialista desse sistema. Ele cuida das doenças do labirinto.
Certamente, você já ouviu falar de alguém com “labirintite”, porém esse termo não é o mais adequado, pois existem dezenas de outras causas que provocam os sintomas de tontura e vertigem, sendo a labirintite verdadeira uma situação relativamente mais rara de acontecer. Eis algumas doenças que são tratadas pelo otorrinolaringologista especialista em otoneurologia:
Vertigem Posicional Paroxística Benigna (popularmente conhecida como Doença dos Cristais);
Doença de Menière;
Migrânea vestibular;
Paroxismia Vestibular;
Cinetose;
Tontura Postural Perceptual Persistente;
Neurite Vestibular.
Quando devo procurar um otoneurologista?
Quando o paciente apresenta sintomas de tontura, vertigem, desequilíbrio, zumbido, perda de audição, sensação de ouvido entupido ou quedas recorrentes, pois pode haver alguma falha no sistema auditivo e/ou no sistema vestibular.
Existem exames que são importantes para avaliação da função labiríntica e outras estruturas que também são responsáveis pelo equilíbrio. Eles ajudam a adequar as diferentes opções de tratamento: medicamentoso, manobras de reposicionamento, reabilitação vestibular e auxílio de uma equipe multidisciplinar, em alguns casos.
Devemos ter em mente que tontura não é normal. O otoneurologista consegue identificar e diagnosticar com maior precisão qual distúrbio vestibular o paciente tem e, assim, indicar o tratamento mais adequado para o caso. Muitas doenças são confundidas por terem sintomas semelhantes. Por isso, a consulta com um especialista é extremamente importante.
Dra. Lia Tácia Cavalcante de Holanda Sá
Otorrinolaringologista com Especialização em Otoneurologia
CRM/PB 6865 | RQE 4632
Dra. Marianna Gomes Cavalcanti Leite de Lima
Otorrinolaringologista com Especialização em Otoneurologia
CRM/PB 10411 | RQE 7006