A ausência unitária ou de múltiplos dentes pode levar a uma série de complicações estéticas, funcionais e psicológicas.
Após a remoção dentária (exodontia), é iniciado um processo de reparo no interior do alvéolo com a formação de um coágulo rico em células e fatores de crescimento. Durante essa etapa, o rebordo alveolar passa por alterações dimensionais importantes, resultantes da perda de osso alveolar devido à atrofia do rebordo. A presença do dente na arcada dentária desempenha a função de equilíbrio para a manutenção do volume ósseo – tanto em altura como em espessura -, uma vez que essas alterações podem ser um fator limitante à possibilidade de reabilitação com implantes dentários, em função do volume ósseo insuficiente para a execução, indicando a possibilidade do enxerto ósseo.
Para a realização dos enxertos ósseos, temos como opção: utilizar áreas doadoras do próprio paciente (autógeno), bancos ósseos (aloenxerto), derivados de outras espécies (xenógeno) e sintéticos. As indicações estão relacionadas com as técnicas e a complexidade do caso para previsibilidade do ganho ósseo.
Muitas pessoas têm medo de realizar os enxertos ósseos, entretanto, com os avanços das técnicas e dos biomateriais, o procedimento tornou-se menos invasivo, mais previsível e confortável, favorecendo a reconstrução óssea para futura instalação dos implantes, após um período de remodelação, que pode variar de acordo com a técnica utilizada (normalmente, entre 4 a 8 meses). A grande maioria do procedimentos pode ser realizada no consultório, sob anestesia local, com ou sem sedação. Nos casos de grande complexidade, o procedimento pode ser realizado em ambiente hospitalares.
As contraindicações estão relacionadas a pacientes com doenças sistemáticas descompensadas, fumantes e condições locais que não favoreçam o procedimento.
Caso você tenha indicação de enxertos ósseos não procrastine, pois, com o decorrer do tempo, a perda óssea será contínua. Saiba que um belo sorriso sempre será a harmonia entre dentes, gengiva e Lábios. E o volume ósseo é extremamente importante para esse equilíbrio.
Dr. Elson Fernandes
Odontologia
CRO/PB 4211