Preto no branco, sem preconceitos, sem tabus
A obesidade é uma doença crônica. Instala-se e desenvolve-se ao longo dos anos, fruto de uma combinação de genética, de sedentarismo, de hábitos alimentares equivoca- dos e de distúrbios metabólicos adquiridos pelas estradas da vida.
Uma doença crônica, mas que pode limitar muito o seu presente, predispondo a do- res persistentes em articulações; a distúrbios digestivos, como refluxo gastroesofágico e má-digestão; a depósito de gordura no fígado e cirrose; e a risco maior que a média da população para eventos car- diovasculares, como infarto e AVC. É uma doença que pode minar a autoestima de jovens e adultos, sujeitando-os a bullying, ansiedade e depressão.
Apesar de ser um grande mal do mundo contemporâneo, falar sobre obesidade é ainda alvo de grande tabu na sociedade. O paciente obeso enfrenta resistência em falar sobre seu problema, sobre suas aflições e suas angústias. E, até mesmo, quando resolve procurar ajuda, é criticado.
Obesidade é um dos males mais comuns na sociedade moderna e tem tratamento. O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar é capaz de permitir o controle da situação e, nos casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser uma arma eficaz para iniciar uma meta- morfose radical – a transformação da obesidade em qualidade de vida.
Procure um especialista e tenha um ambiente aberto para falar sobre obesidade, sem preconceitos, sem julgamentos e com o acolhimento que é necessário para individualizar o seu caso e traçar o melhor plano de tratamento.
GERALDO CAMILO NETO
Cirurgia do Aparelho Digestivo | Cirurgia Bariátrica e Metabólica
CRM/PB 8089 I RQE 5814 I RQE 6475