Só quem precisa de próteses dentárias do tipo removível ou de dentaduras sabe bem a dificuldade, para mastigar ou falar com esses dispositivos. Gengivas machucadas, dores e baixa autoestima são apenas algumas das reclamações mais frequentes, mas um tipo especial de tratamento pode recuperar o conforto e a estética ausentes nas técnicas tradicionais: a prótese dentária tipo protocolo sobre implantes.
Sem dúvida, prótese dentária tipo protocolo é a forma mais eficiente, para recuperar a autoestima de pacientes que perderam todos ou quase todos os dentes. O tratamento é formado por um conjunto de procedimentos que trazem previsibilidade e resolutividade à reabilitação oral, entre eles está a seleção entre porcelana e acrílico para o revestimento estético do dispositivo protético.
Veja as vantagens e as desvantagens de cada tipo de material:
Acrílico
Material mais utilizado no tratamento com prótese dentária tipo protocolo, o acrílico é um polímero com múltiplos usos em odontologia, como próteses móveis e placas para tratamento do bruxismo. A principal vantagem é o baixo custo, já as desvantagens ficam por conta da baixa durabilidade, que é vista pelo desgaste e pelo amarelamento frequentes dos dentes acrílicos.
✓ preço mais em conta; ✓ facilidade para fazer reparos; ✓ arcadas dentárias com poucos implantes instalados; ✓ estética dental satisfatória; ✓ tecnologia já consagrada.
Porcelana
Utilizada em tratamentos estéticos mais sofisticados, como as lentes de contato dental e as facetas laminadas ou, ainda, nos procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana. Tem durabilidade e resultados estéticos superiores à técnica com acrílico. A desvantagem é o preço mais elevado do tratamento.
✓ resultados estéticos superiores;
✓ durabilidade elevada (3 a 4 vezes superior à prótese protocolo acrílica);
✓ mastigação mais eficiente;
✓ não retém odores e não acumulam tártaro.
Durabilidade e estética
Estética e durabilidade são requisitos que todo tratamento odontológico precisa apresentar, é exatamente nesses dois requisitos que a diferença no emprego de materiais impacta os resultados.
Próteses protocolo construídas em acrílico exigem trocas que, dependendo da qualidade das resinas utilizadas e da força de mastigação, são necessárias a cada 4 anos. Dentes desgastados e manchamentos são as reclamações mais comuns. Já a versão em porcelana pode manter-se em excelente estado passados 10 anos da instalação.
Em relação aos resultados estéticos, a porcelana traz mais naturalidade e harmonia, para mimetizar diversos detalhes ópticos que podem ser imprescindíveis, conforme a exigência estética do paciente.
ICARO JASUB
Odontologia
CRO/PB 4489