Desequilíbrio Hormonal

Desequilíbrio Hormonal é qualquer alteração em excesso ou diminuição nos níveis dos hormônios no corpo. Muitas pessoas não sabem, mas cansaço, irritabilidade ou ganho de peso são alguns dos vários sintomas que podem estar associados ao Desequilíbrio Hormonal. 

Existe muita química por de trás do que sentimos e fazemos, um bom exemplo disso são os hormônios, substâncias que causam impacto em praticamente tudo que o nosso corpo faz, da digestão a nossas emoções. Hormônios são mensageiros químicos que permitem a comunicação entre diferentes células do corpo, são produzidos principalmente pelas nossas glândulas endócrinas (órgãos que produzem, armazenam e liberam hormônios) e por outros órgãos e tecidos. Depois de produzidos, são liberados na corrente sanguínea, para regular o funcionamento de algum processo biológico. Tê-los de forma equilibrada, no organismo, é fundamental para uma vida saudável e longa. 

Diabetes, Hipotireoidismo, Menopausa e Hipogonadismo (diminuição da produção de Testosterona) estão entre os problemas hormonais mais comuns. A perda da Libido provavelmente é a mudança mais frustrante na vida sexual de uma pessoa. Sua origem é multifatorial, envolvendo desde os aspectos psicológicos até o uso de determinados medicamentos, a incluir também as questões hormonais, de modo que os baixos níveis de Testosterona estão entre os principais hormônios alterados. Esse e outros hormônios alterados ainda podem promover queda de cabelo, unhas enfraquecidas e aumento do peso. 

Cada fase da vida de uma pessoa traz novas descobertas. Isso porque nosso corpo está em constante mudança, o que leva a desafios diferentes com o passar do tempo. Nas mulheres, tem-se a Menopausa, em que ocorre a diminuição expressiva da produção de Estrogênio e de Progesterona. Já nos homens, tem-se a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) popularmente conhecida como Andropausa, com a diminuição da produção de Testosterona. Esses pacientes desenvolvem sintomas desagradáveis, que comprometem a sua qualidade de vida, dessa forma, a Reposição Hormonal se torna uma opção, para conceder ao paciente o retorno ao Equilíbrio Hormonal. 

Ter um corpo equilibrado quanto aos aspectos Nutricionais e Hormonais é condição vital e prioritária na recuperação de qualquer doença, entretanto a consulta com um Nutrólogo não precisa ser motivada apenas por algum problema de saúde. As pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável também podem procurar pelo especialista. 

EDNALDO QUEIROGA
Nutrologia Esportiva | Longevidade
CRM/PB 9167 | RQE 6438 | RQE 6726

NICOLE QUEIROGA
Psicóloga Clínica

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?