Nenhum comentário

A “cereja do bolo” da harmonização orofacial – O Preenchimento Labial

O preenchimento labial com ácido hialurônico é um dos procedimentos mais procurados e realizados na área da harmonização orofacial, porém ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes que buscam a sua realização nos consultórios e clínicas.

Além de conferir mais simetria aos lábios e ao sorriso – e à face em geral -, o procedimento auxilia na definição dos lábios, de acordo com as características e objetivos de cada paciente, contribuindo, assim, para realçar um dos pilares da beleza da face, junto ao nariz, maçãs do rosto e mandíbula. O preenchimento labial, ou lábio escultura com preenchedor, também minimiza os efeitos do envelhecimento ao redor da boca dando mais volume, definição e aparentando mais jovialidade.

Medicalys: Sabemos que hoje o preenchimento labial é um dos procedimentos mais realizados. Afinal, o que é o procedimento de preenchimento labial? 

Dra. Thayse Bettoni: O preenchimento labial é um procedimento minimamente invasivo que é feito sob anestesia local, realizado no próprio consultório odontológico, no qual se utiliza um material preenchedor como o ácido hialurônico. Este preenchimento tem como objetivo principal destacar e realçar a beleza dos lábios e das estruturas anexas a eles, dando volume, viço e projeção. Quando realizo o procedimento busco, também, proporcionar uma melhora estética dos lábios, através da simetria entre os lábios superior e inferior, além dos lados direito e esquerdo.

Medicalys: Existe algum risco em realizar o procedimento de preenchimento labial? Tem algum exame que minimiza esses riscos?

Dra. Thayse Bettoni: Todo procedimento, mesmo os menos invasivos, tem riscos iminentes. Os mais comuns são edema, hematoma, sintomatologia dolorosa após o procedimento. O mais importante para diminuir esses riscos é uma boa anamnese, um bom exame clínico e entender quais são os desejos do paciente e se esse desejo é replicável. Há um bom tempo, realizo como praxe o exame de ultrassonografia previamente aos procedimentos de preenchimento dos lábios e da face. Todos os meus pacientes realizam o exame de ultrassonografia na primeira consulta de avaliação, aqui na clínica. Para esse exame demos o nome de mapeamento da face e dos lábios. Nele podemos avaliar a anatomia dos vasos e sua localização exata, ausência ou não de materiais previamente utilizados, presença de variações anatômicas, entre outras. Buscamos padronizar o procedimento através de protocolos de atendimento para diminuir os eventuais riscos, através do mapeamento da face e labial, com tudo isso diminuímos e muito a possibilidade de complicações pós tratamento. 

Medicalys: Você citou que realiza um exame de ultrassonografia antes do procedimento. Quais as vantagens desse exame?

Dra. Thayse Bettoni: O exame de ultrassonografia é de extrema importância não só para a realização do preenchimento labial, mas para todos os preenchimentos e procedimentos de harmonização facial. A ultrassonografia já é considerada padrão ouro fora do Brasil e irá se tornar uma realidade aqui. Como utilizo dessa tecnologia de forma rotineira, posso realizar a harmonização orofacial de forma guiada, nos casos onde temos, por exemplo, variações anatômicas da artéria que irriga o lábio. Através do mapeamento labial e detecção destas alterações vasculares no posicionamento normal da artéria, realizo a colocação do preenchedor no local apropriado e mais seguro em relação à artéria labial, dessa maneira evitando possíveis complicações no momento do preenchimento.

Medicalys: E quanto a durabilidade deste preenchimento labial? Consegue-se um lábio volumoso já no primeiro preenchimento?

Dra. Thayse Bettoni: O preenchimento dos lábios com ácido hialurônico pode durar, em média, de 8 meses a 1 ano no nosso organismo. Recomendo aos nossos pacientes realizar uma manutenção de forma anual, dependo do objetivo de cada paciente. Importante também ressaltar que para se conseguir um lábio harmonioso, às vezes necessita-se de uma construção gradual com preenchedores, pois muitas vezes a pessoa deseja um lábio volumoso logo na primeira sessão. Isto é importante principalmente naqueles lábios finos e de pessoas da melhor idade.

Medicalys: Atualmente, observamos o interesse cada vez maior dos homens nos procedimentos estéticos. Os homens podem preencher os lábios?

Dra. Thayse Bettoni: Lógico! A procura desse procedimento está aumentando, cada vez mais, para atenuar os sinais do envelhecimento e corrigir assimetrias. Não são apenas as mulheres que podem se beneficiar do preenchimento labial.

Embora o processo seja o mesmo para homens e mulheres, com a injeção de ácido hialurônico nos lábios, o preenchimento labial masculino geralmente tem objetivos diferentes. Enquanto as mulheres, em sua maioria, desejam aumentar o volume, o preenchimento labial para os homens visa corrigir assimetrias e redefinir os contornos perdidos com o tempo.

Medicalys: Normalmente existe uma quantidade padrão de utilização de ácido hialurônico para o preenchimento labial?

Dra. Thayse Bettoni:  Durante a consulta e anamnese, avalio os objetivos e expectativas de cada paciente para definir a quantidade que será utilizada. Assim, cada paciente é avaliado de uma forma individual, não existindo um padrão a ser seguido. Geralmente, alguns pacientes chegam com fotos querendo igual, muitas vezes com expectativas irreais, e na consulta explico que o preenchimento labial consiste em uma construção que em alguns casos conseguimos com apenas uma sessão atingir as expectativas do paciente, mas em outros teremos que realizar mais sessões.  Em média, o preenchimento é feito com 1ml de ácido hialurônico, podendo variar conforme a assimetria dos lábios, o tipo de lábio (fino ou mais grosso), o gênero da pessoa, a idade do paciente, entre outros.

Medicalys: Quais são os cuidados após o procedimento?

Dra. Thayse Bettoni: Uma das vantagens do tratamento é que não é necessário interromper as atividades cotidianas após o preenchimento labial. Os cuidados após a realização do procedimento são simples, como aplicar compressas frias para diminuir o edema causado pela manipulação do lábio durante o preenchimento. Geralmente esse inchaço diminui entre o 5º e o 7º dia. Alguns pacientes podem apresentar hematomas imediatamente após o procedimento ou alguns dias depois. Nesses casos, deve-se evitar exposição ao sol e o uso de maquiagens nos primeiros dias. Se houver alguma outra recomendação específica, como em casos de pacientes que já tiveram episódios de herpes labial, prescrevo um protocolo medicamentoso para evitar ou diminuir a possibilidade de recorrência herpética.

Medicalys: Existe alguma contraindicação para a realização do preenchimento labial?

Dra. Thayse Bettoni: As principais contraindicações à técnica ocorrem naqueles pacientes que estejam com algum processo inflamatório ou infeccioso na região da boca. De forma geral, o preenchimento labial feito com ácido hialurônico não provoca reações adversas por ser uma substância biocompatível com o organismo.

Medicalys: Você considera o preenchimento facial algo fundamental na harmonização?

Dra. Thayse Bettoni: Não tenho dúvidas que uma harmonização orofacial de excelência passa pelos pilares da beleza da face. E não tem nada mais bonito que um sorriso com belos dentes e um lábio harmonioso. Posso dizer, sem titubear, que é a “cereja do bolo”.

Dra. Thayse Bettoni
Harmonização Orofacial
CRO/PB 8040

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?