Câncer de cabeça e pescoço: fatores de risco

Diferente de outros tipos de neoplasias malignas, existem alguns fatores muito bem estabelecidos como sendo fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço, principalmente o tabagismo. Iremos destacar alguns a seguir:

Tabagismo e etilismo: O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das neoplasias da cabeça e pescoço, principalmente na boca, faringe e laringe. A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 40 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Além disso, estudos epidemiológicos demonstram que a exposição ao tabaco e ao álcool são os principais fatores para o desenvolvimento de câncer no trato aerodigestivo superior.

Exposição solar: A exposição solar prolongada é um grande fator de risco para câncer de pele. Como a pele da face é uma área muito exposta aos raios solares, ela acaba sendo bastante comprometida. Trabalhadores que muito se expõem ao sol, como agricultores e operários da construção civil, são mais suscetíveis.

HPV e Epstein-Barr: A infecção por alguns vírus como o HPV e Epstein-Barr são fatores predisponentes de tumores malignos na cabeça e pescoço, principalmente da nasofaringe, orofaringe e boca.

Uso inadequado da voz: O mau uso da voz também é fator de risco para o câncer de laringe, por isso, professores, locutores, radialistas, vendedores de rua, entre outras profissões que utilizam exaustivamente a voz, precisam estar atentos.

– Exposição a substâncias: A exposição a detritos como poeira de madeira, poeira de cimento, fuligem de carvão, agrotóxicos e alguns derivados de petróleo também são fatores de risco para alguns tipos de neoplasia na cabeça e pescoço. Por isso, marceneiros, metalúrgicos, escavadores, pedreiros, entre outros, devem ficar atentos.

História familiar de neoplasia: A presença de uma neoplasia em parentes de primeiro grau é um fator de risco para desenvolvimento de várias neoplasias, principalmente nos casos de câncer de tireoide.

Exposição à radiação ionizante: É outro fator de risco, principalmente relacionado ao câncer de tireoide. A história pregressa de tratamento com radioterapia é o principal fator, especialmente quando feito em idade jovem.

Higiene bucal inadequada e próteses mal adaptadas: Higiene bucal inadequada e próteses bucais mal adaptadas podem agredir a mucosa oral e com o tempo predispor lesões malignas.

Obesidade e consumo de alimentos industrializados: O excesso de gordura corporal também aumenta o risco de neoplasias malignas, em geral, assim como o consumo de alimentos industrializados.

Dessa forma, é importante manter hábitos de vida saudáveis, evitar abuso de álcool e cigarro, usar, sempre, protetor solar e manter comportamento sexual seguro para prevenção de câncer de cabeça e pescoço.

Dr. Josival Pereira de Araújo Junior
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
CRM/PB 9645 | RQE 6236

Dra. Lívia Monteiro Lyra
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
CRM/PB 8686 | RQE 5921

Você pode gostar também de

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?