Muitas pessoas, quando procuram um Oncologista Ortopédico, não fazem ideia de que o osso teria potencial, para desenvolver um câncer. Geralmente, elas são encaminhadas por outro profissional, não oncologista, e chegam ao consultório muito apreensivas com a possibilidade de um diagnóstico que não estava previsto em suas vidas.
Tentarei esclarecer, através desta matéria, algo sobre tumores ósseos, que, de acordo com estatísticas americanas, correspondem a 2% a 3% de todos os cânceres. Infelizmente, a maioria ainda não possui causas conhecidas, apesar de sabermos que derivam de defeitos genéticos, durante a divisão celular. Ademais, pesquisas, em outros países, ainda estão em fases muito iniciais a respeito de sua origem.
O câncer ósseo, na maioria das vezes, começa com dores em regiões ósseas específicas, tanto nos membros superiores e inferiores como no esqueleto axial (coluna, costelas etc ). A grande maioria apresenta-se em áreas ao redor do joelho, por isso deve-se sempre valorizar a queixa da dor, mesmo que seja de pequena intensidade. Outro sintoma seria o crescimento da área comprometida e, em alguns raros casos, febre e perda de peso, por causas ainda inexplicadas.
São tumores tão diversos que cada fase da vida (infância, adolescência, idade adulta e velhice), possui sua lista de tumores mais frequentes, fazendo com que o Oncologista Ortopédico tenha, em seu consultório, desde crianças até pessoas na terceira idade.
Atualmente pesquisas direcionadas à genética tumoral e, mais especificamente, ao seu genoma, nos têm ajudado bastante na escolha do melhor tratamento. Lembrando que, em casos oncológicos, o paciente sempre deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar experiente, composta por profissionais médicos, como oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos e, claro, ortopedistas, mas também devem ter acompanhamento psicológico, fisioterapeutico e social, tanto o paciente quanto a família.
O avanço nas técnicas cirúrgicas nos tem proporcionado excelentes resultados ao longo dos anos, com o uso dos materiais mais modernos e duráveis .
ANDRÉ LUÍS SIQUEIRA
Ortopedista e Traumatologista
CRM/PB 6207 | RQE 3909