1) Que é a rinite alérgica?
A rinite alérgica é uma reação de hipersensibilidade que leva a uma inflamação crônica da mucosa de revestimento nasal, causando principalmente obstrução nasal, coriza, espirros, coceira nasal e redução do olfato.
2) Toda rinite é alérgica?
A maioria dos casos da rinite é alérgica, ela é causada por uma reação do nosso organismo, após a exposição a substâncias do ambiente, a qual acarreta a liberação de mediadores inflamatórios e, consequentemente, os sintomas característicos da rinite.
Também existem os casos de rinite não alérgica, os quais podem ser causadas por irritantes nasais, como variação climática, ar frio e seco, exposição a cheiros fortes e a fumaça de cigarro, além do uso de descongestionantes nasais e das causas infecciosas.
3) Quais as principais substâncias que causam a rinite alérgica?
Os alérgenos mais comuns são ácaros de poeira, baratas, fungos, restos de insetos, animais doméstico, pólen e poeira do trigo e da madeira.
4) A rinite alérgica é hereditária?
A rinite alérgica ocorre em pessoas com predisposição genética, e a história familiar é fortemente ligada ao seu desenvolvimento. Quando ambos os pais são alérgicos, a probabilidade de o filho desenvolver algum tipo de alergia chega a 80% e, quando apenas um dos pais é alérgico, a probabilidade é de 50%.
5) Qual a diferença entre rinite e sinusite?
A rinite é uma inflamação da mucosa de revestimento nasal, mais frequentemente é alérgica, mas pode ser também causada por irritantes nasais ou por causas infecciosas. Já a sinusite é o processo inflamatório da mucosa de revestimento nasal e dos seios paranasais, o qual é causado geralmente por vírus, por bactérias ou por complicação de uma crise de rinite alérgica.
6) Quando suspeito que meu filho tem rinite alérgica?
As crises geralmente iniciam na infância, entre 5 a 10 anos de idade, nessa época, os pais já conseguem identificar sintomas recorrentes que levam à suspeita de rinite alérgica. Observar sintomas, como espirros, coceiras nasal e ocular, coriza, obstrução nasal, respiração bucal, roncos noturnos e lacrimejamento.
7) Como confirmo se tenho rinite alérgica?
Para o diagnóstico da rinite o mais importante é investigar a história clínica do paciente, quais seus principais sintomas, seus fatores desencadeantes, o ambiente em que vive, a idade de início das crises e a duração dos sintomas. Esses dados, aliados a exames complementares, como testes alérgicos cutâneos e exames de sangue, conseguem chegar a um diagnóstico preciso da causa da rinite, direcionando, assim, o tratamento especifico.
8) A vacina da rinite funciona?
É o único tratamento que muda a progressão da doença, sendo possivelmente curador. A imunoterapia tem comprovação científica inquestionável e taxa de eficácia que gira em torno de 80%. O objetivo do tratamento é diminuir a sensibilidade do paciente a substâncias que desencadeiem a resposta alérgica em seu organismo.
CAMILLA BEZERRA DA CRUZ MAIA
Otorrinolaringologista
CRM/PB 6446 | RQE 4100
JAMILLE LIMA RIBEIRO
Otorrinolaringologista
CRM/PB 9150 | RQE 4376
JÚLIA GUEDES CARDOSO
Otorrinolaringologista
CRM/PB 7422 | RQE 4295
MARIANA PEREIRA ROQUE
Otorrinolaringologista
CRM/PB 8669 | RQE 5271