Médicos criam serviço de atendimento on-line gratuito na luta contra o coronavírus
O serviço é reservado a pacientes que tenham sintomas da Covid-19.
Entrevista com Dr. Leandro Rubio – Missão Covid-19
A doença do coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto.
A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresentará sintomas leves a moderados e recuperar-se-á, sem tratamento especial.
O vírus que causa a COVID-19 é transmitido, principalmente, por meio de gotículas geradas, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou em superfícies.
Você pode ser infectado ao inalar o vírus, se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19, ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.
A Missão Covid nasceu da ideia de 3 amigos, antes do início da epidemia no Brasil, quando os primeiros casos ainda estavam começando. É uma startup sem fins lucrativos, a qual leva atendimento médico 100% gratuito aos pacientes com sintomas da Covid-19, através da telemedicina.
O Dr. Leandro Rubio nos esclarece algumas dúvidas sobre essa missão tão valiosa para o nosso País.
MEDICALYS: Como surgiu a Missão COVID?
Dr. Leandro Rubio – Eu e alguns amigos gostamos de trabalhos voluntários e de inovação e percebemos um grande problema chegando ao Brasil. Em março de 2020, os efeitos da pandemia estavam assolando a Ásia e a Europa, sem grandes impactos no Brasil. Decidimos, então, unir as nossas forças e habilidades, para ajudar o nosso país.
MEDICALYS – Qual o intuito da missão COVID?
DR. Leandro Rubio – Atender gratuitamente pacientes com sintomas da COVID-19, através da telemedicina.
O atendimento on-line é importante, porque presta os primeiros socorros aos suspeitos de estarem com o novo coronavírus e distingue quem, de fato, deve procurar um hospital, evitando, assim, mais contaminação e superlotação do sistema já saturado.
MEDICALYS – Como é feito o agendamento para esse atendimento?
Dr. Leandro Rubio – O agendamento é feito de forma rápida e intuitiva pelo site www.missaocovid.com.br, em que o paciente preenche um formulário e, após, faz o agendamento de um horário, para ser atendido, através da Telemedicina, pelo aplicativo WhatsApp.
Um médico voluntário entrará em contato com o paciente e realizará a teleconsulta por videochamada.
MEDICALYS – O paciente paga por esse atendimento?
Dr. Leandro Rubio – O atendimento é totalmente gratuito, simples, rápido e sem burocracia.
Acalmar, tirar dúvidas e deixar os hospitais só para os casos mais graves, essas são as nossas principais preocupações.
MEDICALYS – No atendimento on-line, há prescrição medicamentosa para o paciente?
Dr. Leandro Rubio – Somente a orientação, para que faça uso de medicamentos capazes de melhorar os sintomas. A Missão Covid está alinhada às evidências científicas que mostram que não há benefício atrelado a qualquer tipo de tratamento preventivo ou curativo.
MEDICALYS – Visto que a Missão completou 1 ano de existência, gostaríamos de saber quantos atendimentos já foram realizados pela Missão COVID.
Dr. Leandro Rubio – Mais de 110 mil atendimentos no Brasil e no mundo!
Muitos médicos estão com idade acima de 60 anos, pressão alta e diabetes. Estão no grupo de risco, não estão na linha de frente dos hospitais e ficam em casa, querendo ajudar de alguma maneira. Então, olhem que bonito: o Missão Covid está conseguindo ajudar esses médicos a ajudar o nosso país.
MEDICALYS – Para quem busca um atendimento, quais são as informações que o paciente deve passar para o médico?
Dr. Leandro Rubio – Quais são os sintomas, há quantos dias os sente, se teve contato recente com alguém infectado ou sintomático, se já foi vacinado e se está em isolamento.
MEDICALYS – Como funciona o acompanhamento após a 1ª consulta?
Dr. Leandro Rubio – Não há acompanhamento. Caso o paciente precise de nova consulta, pode reagendar pelo site. 95% dos pacientes têm o seu problema resolvido na primeira consulta
MEDICALYS – Sabemos que, no momento, em nosso país, não temos a vacinação para toda a população, quais são as suas recomendações, para a prevenção da COVID-19?
Dr. Leandro Rubio – Distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. É simples e funciona!
Leandro Rúbio Faria
Cardiologista
CRM/SP 143103 | RQE 66794