“Cinco motivos” para levar seu filho ao otorrinopediatra

Pois é, tentar descobrir o que acontece com as crianças nem sempre é fácil. E, diferente do que muitos pensam, a criança não é um “adulto pequeno”. Os pequenos possuem um funcionamento corporal peculiar em relação aos mais velhos. 

Segundo o otorrinopediatra Danilo Rodrigues, é importante ficar atento às pequenas mudanças que ocorrem com as crianças. 

Mas quando procurar um especialista? 

O doutor Danilo Rodrigues listou os 5 principais motivos para levar a criança ao otorrinopediatra. 

1 – Alteração da voz ou da fala: 

Rouquidão, atrasos da fala ou alteração na pronúncia de fonemas são motivos para levar a criança para avaliação do otorrinopediatra. Alterações de fala podem ocorrer por atraso na aquisição da linguagem e em crianças que não estejam escutando bem, pois quem não escuta bem (mesmo com perdas auditivas leves) não aprendem bem a pronunciar os fonemas. 

2 – Obstrução Nasal, Respiração Bucal e Roncos. 
 
Crianças que têm nariz trancada respiram pela boca, na maioria das vezes, por um motivo de obstrução na via aérea superior (como o aumento da adenoide e das amígdalas). Pode ser também que a criança tenha uma respiração viciosa pela boca por alterações ortodônticas e de fraqueza muscular da face. 

3 – Alergia e Infecções de Repetições. 

Crianças alérgicas ou que têm otites, faringites e sinusites de repetição têm maior suscetibilidade de complicações na infância. Sinusites de repetição podem levar ao uso repetido de antibióticos, obstrução nasal crônica e ausência escolar periódica das crianças. 

4 – Suspeita de Perda Auditiva. 

Quando a criança pede para repetir o que lhe foi falado ou quando repete errado aquilo que lhe falaram. Quando a criança coloca o som da TV mais alto ou quando a professora da escolar suspeita que a criança não está escutando bem, também devemos levá-la ao otorrinopediatra. 

5 – Massas cervicais. 

Aumento de volume no pescoço por linfonodos (ínguas), nódulos ou cistos devem ser sempre avaliados por especialistas, principalmente se são duros, poucos móveis e têm crescimento rápido. 

As doenças de ouvido, nariz e garganta são bastantes comuns na infância. Mas com a prevenção, o cuidado e o diagnóstico correto de um otorrinopediatra, é possível garantir desenvolvimento saudável e qualidade de vida para os pequenos.

Dr. Danilo Rodrigues 
Otorrinolaringologia 
CRM/PB 8841 | RQE 5392 

Você pode gostar também de
Matéria

Mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Open chat
Olá,
Podemos te ajudar?